Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 09:25

    Imprimir


O ministro de Assuntos Exteriores da França, Michel Barnier, declarou nesta sexta-feira que tem "indicações indiretas" que dão "esperança" de que a jornalista francesa Florence Aubenas e seu guia iraquiano, Hussein Hanoun, que desapareceram no dia 5 de janeiro em Bagdá, estão vivos.

"Tivemos, há várias semanas, no momento em que eles desapareceram, indicações indiretas que nos dão a esperança de que eles estão vivos e de que poderemos trazê-los para casa", disse Barnier à rede de televisão LCI.

Segundo Serge July, presidente do jornal Libération, para o qual trabalha Aubenas, o primeiro-ministro francês, Jean-Pierre Raffarin, se negou na quarta-feira passada a empregar o termo "seqüestro" ao se referir ao caso, afirmando, em reunião com a imprensa francesa, que "não há elementos que permitam dizer se os dois estão vivos ou não".

As autoridades francesas utilizam sempre o termo "desaparecimento".

O chefe da diplomacia francesa afirmou hoje, por sua vez, que "é difícil tratar desta situação sem poder dar informações precisas, mas é preciso compreender que a discrição é uma condição para a segurança" de Aubenas e seu tradutor.

Depois de reiterar que as autoridades francesas estão fazendo "todo o possível para que voltem", Barnier ressaltou a importância de a sociedade continuar mobilizada em favor da libertação de Aubenas e Hanoun.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359160/visualizar/