Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 18:10
Por: Luthianna Hollenbach

    Imprimir


Brasília - De acordo com informações divulgadas hoje pelo Detran, em 2004 o Distrito Federal teve uma redução de 18% nos acidentes com vítimas fatais em comparação com 2003. As multas por excesso de velocidade diminuíram em 29% e os atropelamentos cairam em 13%, mas o número de acidentes com motos subiu. Para o Detran parte desse aumento se atribui ao aumento da frota de motocicletas em 13%.

O número de veículos no DF aumentou em 4,7%, o que significa que em 2004 foram acrescidos à frota 43 mil veículos em relação a 2003.

Segundo o diretor-geral do Detran, Edimar Braz, a redução no número de mortos é significativa, pois é o menor valor dos últimos 10 anos. "O Detran tem investido maciçamente visando reduzir o número de acidentes. Hoje, estamos com 18,9 mortes para cada 100 mil habitantes do Distrito Federal", informa Braz. Na sua opinião, são números considerados positivos, "mas por outro lado é sempre ruim falar em morte". O diretor lembra que enquanto o trânsito estiver matando a taxa nunca será positiva. "A visão de ter zero de acidentes pode até ser uma visão utópica, mas é a intenção do Detran", afirma.

A rodovia BR-020, que corta o DF, fechou o ano como sendo a via a registrar o maior número de acidentes com morte, 36 casos, seguida pela DF-001 (EPCT), com 30 acidentes fatais. Entre as vias urbanas, o destaque é para a MN1 (Av. Hélio Prates), na cidade satélite de Ceilândia, com seis acidentes fatais. A cidade registrou o maior número de acidentes com morte e tem cinco das 10 vias urbanas que mais registram acidentes fatais.

Dos projetos para este ano, Braz diz que a meta é intensificar as campanhas educativas contando com os meios de comunicação para a divulgação. "Pretendem adquirir mais 84 viaturas e contratar 148 agentes para intensificar a fiscalização", informa o diretor. Também está nos planos do Detran adquirir um helicóptero e implantar o sistema Reconhecedor Ótico de Caráter (OCR da sigla em inglês), um equipamento que, por meio de satélite, detecta veículos roubado ou furtados, e se a pessoa que consta como proprietário está com a Carteira de Habilitação vencida.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359324/visualizar/