Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 17:30
Por: Patricia Neves

    Imprimir


Representantes dos índios Bororos e integrantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), estiveram reunidos com o prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti, para apresentarem sugestões de melhorias para as aldeias localizadas no município.Além do convite para o prefeito conhecer as aldeias, a comunidade indígena solicitou uma quadra poli-esportiva para a aldeia central (Tadarimana), ampliação e reforma das escolas e se há viabilidade de implantar o ensino fundamental na escola da aldeia central.

Auxílio combustível, campo de futebol para a aldeia Juriguê, apoio agrícola para as comunidades, manutenção das estradas de acesso às aldeias, implementação das ações na área da saúde e um espaço dedicado à cultura da nação Bororo no Museu Rosa Bororo, foram outras reivindicações expostas ao prefeito. Sachetti garantiu uma relação de respeito com os índios e comunicou que dentro de 15 dias irá visitar as aldeias, juntamente com alguns secretários, para verificar as necessidades reais da comunidade. “Vamos conhecer a realidade dos Bororos, para tomarmos as melhores decisões”, falou.

Mas o prefeito adiantou que para a construção da quadra de esportes é preciso buscar parcerias; que depois do período de chuvas as estradas serão todas revitalizadas e que a máquina patrola irá viabilizar o campo de futebol.

O cacique da aldeia Tadarimana, Cícero Kudoropa, informou que os índios não conseguem sobreviver apenas da caça e pesca e que é necessário ajuda para os Bororos poderem acompanhar a evolução da sociedade. “Não há mais caça e os peixes não são suficientes para alimentar todos. Precisamos de ajuda para vivermos com dignidade”, comentou.

A questão agrícola como a distribuição de sementes e o apoio técnico também foram firmados. “Vamos entregar as sementes, mas vocês vão devolver uma parcela da produção para incrementar a merenda das escolas das aldeias”, sugeriu Adilton.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359338/visualizar/