Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 14:56
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Mato Grosso irá possibilitar a abertura de cerca de 450 poços artesianos na região da Baixada Cuiabana, contribuindo para minimizar a falta de abastecimento de água, que acarreta problemas diversos para as comunidades que sobrevivem da agricultura familiar como meio de geração de renda.

Nesta quarta-feira (16.02), o secretário Otaviano Pivetta reuniu-se com o coordenador regional da Funasa, Jossy Soares e a deputada estadual Vera Araújo, presidente do Intermat, Jair Mariano, e o secretário-adjunto de Agricultura Familiar, Jilson Francisco, para discutir a viabilização da parceria.

A Funasa possui duas máquinas perfuratriz, para abertura dos poços, e funcionário capacitados para lidar com os trabalhos. Atualmente, a entidade está atuando em diversas frentes de trabalho de perfuração de poços artesianos na região Norte de do Estado, além da demanda por abertura de outros 38 poços em reservas indígenas mato-grossenses.

Pela proposta discutida, a Seder ficará responsável pela otimização para a perfuração dos poços nas áreas indígenas e proporcionar produtividade na estrutura operacional para os servidores da fundação, enquanto que a Funasa cederá em parceria as máquinas para a abertura dos poços, priorizando e concentrando os trabalhos na Baixada Cuiabana. As máquinas da Funasa têm capacidade para perfurar poços de até 180 metros de profundidade.

“É uma dívida histórica que o Governo tem com a região e devemos atentar para o interesse imediato da população em resolver a questão essencial da Baixada com a falta de água, fator que prejudica substancialmente a fonte de renda dos pequenos produtores, que é a agricultura familiar”, ressaltou o secretário Pivetta.

A partir da formalização da parceria, que deve ser realizada na próxima semana, quando o secretário deverá se reunir, em Brasília, com o presidente da Funasa, Valdi Camárcio Bezerra, um cronograma de ações será estabelecido para dar início à perfuração dos poços artesianos.

A Funasa detém a mais contínua experiência em projetos de engenharia de saúde pública e saneamento no País, direcionando as ações para as comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como é o caso de alguns dos Municípios da Baixada Cuiabana que apresentam índices abaixo do recomendável pelas Nações Unidas.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359377/visualizar/