Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 10:52

    Imprimir


A amplitude da gripe do frango pode ter sido subestimada, alertam cientistas britânicos, afirmando que o impacto do vírus não parece se limitar aos órgãos respiratórios. Os especialistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, suspeitam que a gripe do frango pode atacar diversos órgãos do corpo humano e não apenas os pulmões, como acreditava-se até agora.

Os cientistas disseram à publicação New England Journal of Medicine que, na sua opinião, o vírus também é transmissível entre humanos.

Embora até agora o total confirmado seja de 55 casos, 42 deles fatais, todos na Ásia, os especialistas britânicos acreditam que o problema tem sido subestimado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) se mostrou disposta a mudar sua definição do que constitui uma infecção pela gripe do frango. Os especialistas acham que milhões de pessoas poderiam correr o risco de contrair a doença se o vírus sofrer uma mutação e se combinar com algum vírus da gripe humana.

Os cientistas estudaram a morte de dois irmãos que viviam em apenas um quarto com seus pais no sul do Vietnã. Os irmãos foram internados em um hospital com gastrenterite e encefalite aguda, e nenhum deles manifestou sintomas de problemas respiratórios.

No entanto, os exames realizados indicam que um dos irmãos, um menino de quatro anos, tinha rastros do vírus da gripe do frango nas fezes, no sangue, no nariz e nos fluidos do cérebro.

Suspeita-se que sua irmã, de nove anos, que morreu duas semanas antes, em fevereiro do ano passado, também foi vítima do mesmo vírus, conhecido como HSN1.

Segundo Menno de Jong, virologista da Unidade de Pesquisas Clínicas da Universidade de Oxford, o vírus parece adaptar-se pouco a pouco às diferentes espécies de mamíferos nos quais pode provocar infecções. Entre as doenças que pode causar nos humanos está a encefalite, segundo o cientista.

Segundo outro cientista, Jeremy Farrar, que trabalha para a ONG Wellcome Trust no Vietnã, os últimos estudos indicam a possibilidade de que a gripe do frango adquira diversas formas.

"Até agora nos concentramos em pacientes com doenças respiratórias, mas não é apenas por aí que deveríamos pesquisar", diz Farrar, entrevistado hoje, quinta-feira, pela emissora BBC.

Segundo Farrar, a presença do vírus nas fezes indicam que pode ser transmitido de uma pessoa para outra, principalmente quando vivem em espaços reduzidos.

Embora não se saiba como as crianças vietnamitas contraíram a doença, sabe-se que a menina nadava com freqüência em um canal próximo a sua casa, cujas águas podem ter sido contaminadas por patos infectados pelo vírus.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359447/visualizar/