Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 22:20

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, a governadora em exercício, Iracy França e o secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso, Marcos Henrique Machado, inauguraram ontem, a Central de Transplantes para captação de córneas que funcionará no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. A instalação de uma Central de Transplantes de Córnea no PSM tem como finalidade à captação do doador com o coração parado, com a única possibilidade de doação da córnea.

Em Mato Grosso, segundo a Secretaria de Saúde de Estado, a fila de espera por córnea a ser transplantada chega a 323 pessoas. Na avaliação do prefeito Wilson Santos, a instalação da Central de Transplantes, “irá acabar, em dois anos, com as filas de espera para transplantes de córneas. Hoje existe a possibilidade de quatro córneas serem aproveitadas por dia, em trinta dias, serão 120 córneas, e em dois anos, existiria a possibilidade de acabar com as filas”, exemplificou.

Santos também falou sobre as parcerias que o município de Cuiabá, vem travando com o Governo do Estado, especificamente com a Secretaria de Saúde. Na sua avaliação trata-se de parcerias produtivas, porque apenas beneficia a Secretaria Municipal de Saúde. “Com a Secretaria de Saúde do Estado firmamos convênios da ordem de R$ 12.700,000, 00 por ano. Recursos que serão investidos no custeio do PSM e folha de pagamento dos servidores da Saúde do município”, assinalou. O secretário de Saúde, Marcos Machado também tem a mesma opinião do prefeito Wilson Santos quanto ao aproveitamento de córneas e término das filas para transplantes.

“Com a Central de Transplantes em funcionamento teremos condições de atender melhor as pessoas, ao mesmo tempo em que, daremos a elas, melhores condições de enxergar e viver uma vida condizente. É pela inclusão social que trabalha o Governo de Mato Grosso”, salientou.

No ato de inauguração da Central de Transplantes de Córnea, esteve presente o coordenador geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Roberto Schlindwein, que na oportunidade teceu elogios ao Estado e ao município por saírem na frente quanto à integração entre a Central de Regulação do SUS e a Central de Transplantes de captação de córneas no Pronto Socorro de Cuiabá. “Deixo Mato Grosso levando como exemplo para outros estados da federação à integração dos serviços de saúde. Em outras unidades da federação observei tentativas de conseguir essa integração, mas sem êxito”, assinalou.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359563/visualizar/