Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 22:10

    Imprimir


O Prêmio Galba de Araújo, entregue hoje a quatro instituições ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado como reconhecimento ao empenho do professor que criou um projeto de atenção primária a mulheres gestantes, com o objetivo de melhorar a qualidade do parto domiciliar e também de formar profissionais de saúde capazes de identificar grávidas de alto risco.

Em sua quarta edição, a premiação considera como critérios gerais de avaliação das instituições a qualidade do atendimento (acolhimento e práticas obstétricas humanizadas), as inovações visando a humanização do atendimento, a organização institucional e a satisfação da usuária, entre outras.

Para concorrer, as maternidades devem permitir a presença de acompanhante no pré-parto, parto e puerpério; ter índice reduzido de cesáreas e comissão de controle de infecção hospitalar; e ainda permitir a realização de parto de baixo risco por enfermeiras, se tiverem profissionais capacitados. para tal.

Concorreram neste ano 19 instituições públicas e privadas conveniadas ao SUS, selecionadas por comissões das secretarias estaduais de Saúde. As unidades hospitalares foram avaliadas por uma comissão com representantes do Ministério da Saúde, da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher, da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras, e da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.

Durante a solenidade de premiação, a ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para a Mulher, destacou o atendimento prestado pelas instituições e disse que "o desejo de se inscreverem significa o desejo de melhoria e de adequação de seus serviços aos parâmetros propostos".





Fonte: ABR

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359565/visualizar/