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Apesar das regras, F-1 deve ter velocidade máxima
Toda a discussão sobre os carros de Fórmula 1 serem mais lentos devido às mudanças de regra nesta temporada parece que ainda vai esquentar bastante após os primeiros carros irem para pista. O finlandês da McLaren, Kimi Raikkonen, já quebrou o recorde do circuito de Valência, enquanto o heptacampeão Michael Schumacher fez o mesmo em Barcelona no mês passado.
O engenheiro chefe Pat Symonds diz que a Renault vai começar a temporada com mais potência do que no final de 2004, apesar de os motores agora durarem duas corridas e não mais uma.
Em 2006, a regra estipula a troca do atual motor V10 de três litros por um motor V8 de 2,4 litros. Talvez nem isso diminua a velocidade dos carros.
"Acho que os carros serão tão rápidos este ano e não vou me surpreender se forem rápidos também em 2006", concordou o presidente da FIA, Max Mosley.
A FIA adotou as novas regras com a intenção de diminuir a velocidade dos carros, aumentando a segurança dos pilotos, e também de reduzir custos.
"Quanto mais rápidos os carros andam, maior a possibilidade de alguém se ferir ou morrer", disse Mosley no ano passado. "Agora sentimos que essa probabilidade está muito alta."
Algumas pessoas consideram as mudanças desnecessárias e poucos pilotos acham realmente necessário que os carros sejam mais lentos. As mudanças aerodinâmicas foram definidas para diminuir a força que faz com que o carro fique grudado na pista e aumenta a aderência, enquanto os motores agora precisam durar mais e os pilotos devem usar os mesmos pneus na classificação e na corrida.
O objetivo foi diminuir a velocidade nas curvas. Entretanto, as esperanças de que o tempo médio das voltas possa ser até dois segundos mais lentos parecem não se concretizarem.
"Acho que a Fórmula 1 não será muito mais lenta do que estamos acostumados a ver", disse Ralf Schumacher, da Toyota, antes dos carros irem para a pista e provarem que o alemão estava certo.
"A Honda tem feito um trabalho muito bom até agora com os motores desde ano", comentou o piloto de testes da BAR Anthony Davidson.
O engenheiro chefe Pat Symonds diz que a Renault vai começar a temporada com mais potência do que no final de 2004, apesar de os motores agora durarem duas corridas e não mais uma.
Em 2006, a regra estipula a troca do atual motor V10 de três litros por um motor V8 de 2,4 litros. Talvez nem isso diminua a velocidade dos carros.
"Acho que os carros serão tão rápidos este ano e não vou me surpreender se forem rápidos também em 2006", concordou o presidente da FIA, Max Mosley.
A FIA adotou as novas regras com a intenção de diminuir a velocidade dos carros, aumentando a segurança dos pilotos, e também de reduzir custos.
"Quanto mais rápidos os carros andam, maior a possibilidade de alguém se ferir ou morrer", disse Mosley no ano passado. "Agora sentimos que essa probabilidade está muito alta."
Algumas pessoas consideram as mudanças desnecessárias e poucos pilotos acham realmente necessário que os carros sejam mais lentos. As mudanças aerodinâmicas foram definidas para diminuir a força que faz com que o carro fique grudado na pista e aumenta a aderência, enquanto os motores agora precisam durar mais e os pilotos devem usar os mesmos pneus na classificação e na corrida.
O objetivo foi diminuir a velocidade nas curvas. Entretanto, as esperanças de que o tempo médio das voltas possa ser até dois segundos mais lentos parecem não se concretizarem.
"Acho que a Fórmula 1 não será muito mais lenta do que estamos acostumados a ver", disse Ralf Schumacher, da Toyota, antes dos carros irem para a pista e provarem que o alemão estava certo.
"A Honda tem feito um trabalho muito bom até agora com os motores desde ano", comentou o piloto de testes da BAR Anthony Davidson.
Fonte:
Reuters
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359567/visualizar/
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