Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 21:03

    Imprimir


O deputado Saraiva Felipe (MG) encaminhou hoje uma carta a todos os deputados do partido convocando para uma reunião na próxima quarta-feira, que tem como pauta a indicação do novo líder. O deputado mineiro justifica que, embora tenha recebido o apoio por escrito de 48 deputados, o que lhe garantiria a indicação para a liderança, ele considera que o processo será mais legítimo se a escolha for feita mediante votação secreta da bancada. O problema é que o grupo do deputado José Borba (PMDB-PR) não reconhece a liderança de Felipe e insiste em manter o paranaense à frente do comando da bancada. Borba afirma ter o apoio de 48 dos 94 deputados.

Cavalcanti é o novo presidente da Câmara

Genoino culpa Virgílio pela derrota

Novo presidente da Câmara diz que não vai prejudicar Lula



Por trás da briga política está a divisão interna do PMDB. Saraiva Felipe integra o grupo que defende o rompimento do partido com o Governo do presidente Lula e que tem como expoentes o presidente da sigla, deputado Michel Temer (SP), o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, e o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos. José Borba, por sua vez, é ligado ao ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, e defende a permanência do partido na base aliada.

Um dos lances desta disputa pelo poder no partido é a filiação em massa de deputados. Nas últimas horas, o PMDB, que tinha 89 deputados, chegou a 94. As filiações estariam sendo patrocinadas por José Borba, que estaria desta forma garantindo maior apoio ao seu nome. O deputado Michel Temer reagiu e encaminhou hoje uma carta ao novo presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), solicitando que todas as filiações sejam, antes de registradas, examinadas por ele.

"Têm-se verificado inúmeras filiações ao PMDB, à vista da disputa em torno da liderança da bancada na Câmara. São filiações apenas para efeito numérico, sem muitas vezes nenhuma ligação de natureza ideológica e programática com o partido", diz na comunicação encaminhada a Cavalcanti.





Fonte: Agência Nordeste

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359581/visualizar/