Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 20:07
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


O Governo do Estado espera zerar, até o final deste ano, o número de pessoas que estão na fila de espera por um transplante de córneas, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa finalidade, foi inaugurada, nesta quarta-feira (16.02) à tarde, pela governadora em exercício, Iraci França, e pelo secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, a Central de Transplantes para captação de córneas, no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.

Atualmente, 323 pacientes esperam a doação de córneas para realização da cirurgia no Estado. Destes, 260 estão em condições clínicas de fazer o transplante. “Com essa nova estrutura, nós temos certeza de eliminar fila de pessoas que estão aguardando órgãos. Isso, para nós, é resultado de inserção social e uma das maiores ações sociais das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde”, afirmou Marcos Machado.

Além do transplante de córneas, o Estado realiza também o transplante de rins e osso. De acordo com o coordenador-geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Roberto Schlindwein, Mato Grosso já é referência para outros Estados, de como organizar os serviços de transplantes. “Mato Grosso está se estruturando de uma maneira muito rápida nessa questão”, afirmou. “A Central de Transplantes do Estado está fazendo um trabalho magnífico, de um ano para cá. E nós temos muita esperança com relação à captação de órgãos aqui no Estado”, completou. Schlindwein veio a Cuiabá para participar da inauguração e para uma vistoria técnica do trabalho realizado pela Central de Transplantes.

O serviço de captação de córneas, no Pronto-Socorro de Cuiabá, contará com uma equipe especializada para fazer a abordagem de familiares de possíveis doadores, prestando esclarecimento sobre o procedimento e pedido de autorização. A abordagem será feita a familiares de pacientes que tiveram morte cerebral e cardíaca. “Com o coração parado, a única possibilidade de transplante de órgãos é da córnea”, explicou o superintendente da Central de Regulação do SUS, Vander Fernandes.

A instalação do serviço no PSM de Cuiabá visa aumentar o número de doadores de córneas. “Os familiares de pacientes que tiveram morte encefálica já são abordados pela Central. Isto porque temos o controle de 100% dos leitos de UTIs do SUS”, informou o superintendente. “O que queremos reforçar com este serviço é abordagem a familiares de pacientes que já chegam mortos no hospital”, completou. A captação das córneas pode ser feita até seis horas depois de constatada a morte do paciente.

O Pronto-Socorro de Cuiabá é o hospital público de referência no Estado no tratamento de vítimas de trauma. De acordo com dados da Central, em média, são registrados quatro casos de pacientes que já chegam morto no hospital, totalizando uma média de 120 mortes por mês. “Durante este ano, contando com o espírito de solidariedade das famílias desses pacientes, vamos buscar sensibilizá-los e, dentro da nossa capacidade técnica, esperamos eliminar todas as filas de pacientas de casos que Mato Grosso esteja apto a solucionar”, afirmou o secretário de Saúde. Além do transplantes de córneas, o Estado realiza o transplante de rins e osso.

TRANSPLANTES - Para reduzir o número de pacientes à espera de transplantes, o Estado aderiu à campanha do Governo Federal, realizada por meio do Ministério da Saúde, que busca criar estrutura e a conscientização da população para doação de órgãos e tecidos. “A nossa meta, em relação ao transplantes de córneas, é zerar a fila em dois a três anos”, informou o coordenador-geral do Sistema Nacional de Transplantes. Segundo ele, 22 mil pessoas estão na fila de espera por um transplante de córneas no país.

Os pacientes do Estado que precisam de um doador de medula óssea compatível também receberam uma boa notícia nesta quarta-feira, com o lançamento do serviço de Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). A nova unidade dará maior agilidade aos pacientes que estão à procura de doadores, já que irá reunir todas as informações, como nome, endereço, resultados de exames e características genéticas de pessoas que se dispõem a doar medula para transplante.

Atualmente, as amostras de sangue são enviadas para Goiânia (GO), onde é realizado o exame de compatibilidade conhecido como HLA, que identifica geneticamente o doador. Os resultados são enviados, novamente, para a Capital de Mato Grosso, que inclui, então, os doadores no cadastro nacional.

A expectativa é que, em dois meses, os exames sejam feitos em Cuiabá, segundo informou o superintendente da Central de Transplantes.

“Esse trabalho é resultado das parcerias e de um trabalho sério que estamos implementando e ampliando de forma organizada”, afirmou a governadora em exercício, Iraci França, se referindo às melhorias do trabalho para captação de córneas e de doadores de medula. “O Governo do Estado acabou com a fila das UTIs e, agora, trabalha para acabar com o fila de transplantes, também”, afirmou.

A governadora também visitou, nesta quarta-feira, as obras de melhoria no atendimento do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa. “O Governo está cumprindo 100% da sua meta. Confesso que, como ex-primeira-dama de Cuiabá e secretária de Ação Social, nunca tinha visto um trabalho como esse. Melhorou muito o atendimento humanizado e, o mais importante, a alegria que você vê nos olhos das pessoas que trabalham aqui”, avaliou. Iraci França citou como um desses resultados a realização de próteses, que atendeu 30 mil pessoas no ano passado. “Isso é muito significativo”, afirmou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359594/visualizar/