Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 18:20

    Imprimir


Teerã - Os governos do Irã e da Síria dizem que formarão uma frente unida contra possíveis ameaças contra os dois países feitas pelos Estados Unidos, informa a TV estatal iraniana. "Em vista das novas condições especiais enfrentadas pela Síria, o Irã transferirá sua experiência, especialmente no que diz respeito a sanções, para a Síria", informou Mohammad Reza Aref, primeiro-vice-presidente iraniano, após reunião com o premier da Síria, Mohammad Naji Otari.

"Neste momento sensível, os dois países precisam de uma frente unida, por conta dos numerosos desafios", disse Otari. Tanto o Irã quanto a Síria sofrem sanções econômicas por parte dos EUA, e ambos os países se vêem sob forte pressão americana. Os EUA acusam o Irã de tentar produzir armas atômicas. Já as relações entre Estados Unidos e Síria deterioram-se, principalmente após o assassinato do ex-premier libanês Rafik Hariri.

Teerã e Damasco mantêm relações estratégicas há anos. A Síria foi o único país árabe a manter relações diplomáticas firmes com o Irã durante a guerra Irã-Iraque dos anos 80.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359630/visualizar/