Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 17:33

    Imprimir


O Grupo do Partido Socialista (PSE) no Parlamento Europeu (PE) pediu hoje, quarta-feira a reforma do código de conduta da Comissão Européia (CE) para prevenir atuações como a participação do presidente José Manuel Durão Barroso na campanha eleitoral de seu partido em Portugal.

"Este incidente mostra que o atual código de conduta deve ser revisado", afirmou o presidente do Grupo Socialista, o alemão Martin Schulz, em comunicado.

A porta-voz da CE, Françoise Le Bail, explicou hoje que o código de conduta não impede que os comissários se envolvam na vida de seus partidos e destacou que a presença de Barroso na campanha portuguesa limitou-se a um anúncio televisivo de 36 segundos.

Schulz considerou "ilógica" esta explicação, já que "é errôneo em princípio que o presidente da Comissão se implique em uma campanha política seja durante 36 segundos ou três semanas".

Ele defendeu a revisão das regras para desterrar este tipo de atuações e convidou o líder do Grupo do Partido Popular Europeu na Eurocâmara, o alemão Hans-Gert Poettering, a colaborar com ele para "dar passos para a salvaguarda da independência da Comissão e seu presidente".

Schulz disse que, embora o mandato de Barroso não tenha feito mais que começar, "há provas preocupantes de que se inclina à centro-direita e não leva em conta as preocupações e prioridades do resto da Europa".

O dirigente socialista telefonou hoje a Barroso para aconselhar-lhe a optar entre ser um presidente independente ou um político centrista apoiado por correntes centristas.

"O Grupo Socialista pode viver com as duas (opções), mas Barroso deve fazer sua escolha e assumir as conseqüências", advertiu Schulz.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359646/visualizar/