Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 16:15

    Imprimir


A coordenadora de Políticas para Mulheres, Izabel Ramos Queiroz, que esta ligada a Diretoria de Políticas Especiais, da vice-prefeitura de Cuiabá, irá participar nos dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira), da comemoração dos 10 anos da IV Conferência Mundial sobre a Mulher, com a realização do Seminário Diálogo Nacional – Beijing + 10 – Avanços e Desafios, que será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Izabel salienta que a presença de um representante do município é de fundamental importância, pois, o evento é direcionado a coordenadores de políticas para mulheres que estão engajados em várias ações para o segmento, em todo País.

Segundo ela, o evento tem o objetivo debater a implementação, no Brasil, das resoluções da Declaração e da Plataforma de Ação, aprovada em 1995, durante a IV Conferência Mundial sobre a Mulher, que aconteceu em Beijing, na China.

Depois da primeira edição os governos participantes, incluindo o Brasil, se comprometeram a cumprir, até o final do século XX, as estratégias acordadas em Nairóbi, no Quênia, em 1995. Os governos também se comprometeram a mobilizar recursos para a implementação da Plataforma de Ação, outro documento assinado no encontro, o mais completo produzido por uma conferência das Nações Unidas com relação aos direitos das mulheres.

Ele incorpora tratados anteriores, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Declaração sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher, produzidos pelo Comitê sobre Discriminação contra a Mulher da Organização das Nações Unidas, assinada em 1979.

Em 2000, cinco anos após Beijing, o Governo Brasileiro apresentou à Assembléia Geral das Nações Unidas o Relatório Nacional sobre a Implementação da Plataforma de Ação das IV Conferência Mundial sobre a Mulher, contendo os avanços e dificuldades no processo de aplicação da Plataforma. No ano passado, o Governo Brasileiro respondeu ao Questionário sobre a aplicação da Plataforma de Beijing.





Fonte: Assesoria/PMC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359667/visualizar/