Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 12:24
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O protocolo de intenções de Colaboração, Integração e Desenvolvimento assinado na noite de terça-feira em La Paz, capital da Bolívia, pelo governador Blairo Maggi e o prefeito do Departamento de La Paz, Nicolás Quenta Ticona, pode ser o início do fim da burocracia combatida pelo governador de Mato Grosso. Um dos oito artigos do protocolo, o de número três estabelece que as duas partes devem fazer gestões junto aos governos centrais dos dois países para buscar uma legislação comum que permita um significativo incremento nas relações comerciais, turísticas, culturais e tecnológicas.

Além desse protocolo, assinado durante um jantar oferecido pelo Governo do Estado às autoridades de La Paz, foi assinado um convênio entre a Câmara Nacional da Indústria da Bolívia e a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) para a criação de um Núcleo de Cooperação Empresarial. Outro convênio assinado foi entre a Universidade Real da Bolívia e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ouros dois convênios já haviam sido assinados com a Universidade Católica e a Latino-Americana. A idéia é fazer intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes.

O protocolo assinado pelo Governo de Mato Grosso e o Departamento da La Paz visa ao desenvolvimento mútuo das relações sociais, políticas, comerciais, turísticas e culturais. Também a expansão e o desenvolvimento na agricultura, indústria, pesca, minérios, atividades florestais, turísticas, indústria têxtil, comércio exterior, atividades cultural e educacional, tecnologia e ciências sociais. O acordo prevê, também, cooperação e intercâmbio na formação profissional. O meio ambiente também foi contemplado com trabalhos voltados à qualidade ambiental e tecnologias de preservação e recuperação de ecossistemas.

O artigo 2 prevê acordos técnicos e operativos, estimulando iniciativas específicas no âmbito comercial e tecnológico, sócio-ambiental, turístico e cultural, envolvendo eventualmente outros parceiros públicos e privados. Mato Grosso e o Departamento de La Paz também devem buscar junto aos seus governos centrais obras de infra-estrutura que favoreçam o transporte de mercadorias e pessoas entre Mato Grosso e os países andinos.

La Paz também apóia a iniciativa da criação do Centro Cultural da América Latina em Cuiabá, no espaço ocupado pela Assembléia Legislativa que irá se transferir para novo endereço no Centro Político Administrativo. Por sua vez, Mato Grosso irá apoiar o Departamento na criação do Centro Geo-Estratégico de saída para os portos do Pacífico. Pelo documento, Mato Grosso também se compromete a divulgar as empresas de La Paz, mostrando suas potencialidades.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359721/visualizar/