Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 11:22

    Imprimir


Em tempos de grandes mudanças, não é nada fácil para os pais e educadores identificarem com clareza os limites saudáveis da verdadeira disciplina, a arte de viver bem. Hoje vivemos sérios problemas de violência, vandalismo, drogas, baixo interesse e rendimento escolares, sucessivas migrações de alunos para escolas de menor exigência programática, diminuição da qualidade de vida familiar, todos eles intimamente relacionados com a indisciplina, o grande mal da educação moderna. Muitos jovens estão bem criados, porém mal educados.

Com dificuldades de dizer não e serem identificados como autoritários, os pais se sufocaram sob os filhos folgados. Esse é o diagnóstico apresentado pelo psiquiatra e psicodramista Içami Tiba em seu livro “Disciplina: limite na medida certa”. Considerado o maior especialista em família do país, Tiba profere palestra com temática homônima ao livro dirigida a pais de alunos e educadores do Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG) e profissionais da educação da Grande Cuiabá. Ele é o convidado especial da 1ª reunião 2005 da Associação de Pais e Mestres (APM).

A palestra será realizada nesta quinta-feira (17), às 19 horas, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. Para os pais de alunos do CSSG a entrada é franca. Para o público externo será cobrado inscrição no valor de R$ 25,00. As inscrições podem ser feitas na secretaria do colégio ou no local do evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 616-8100.

Mais do que indicar fórmulas para impor limites à liberdade infanto-juvenil, Içami Tiba vai dar dicas de como educar com amor e disciplina. Por causa de sua formação e de sua capacidade de identificar os problemas e propor soluções para melhorar a relação entre pais e filhos, Içami Tiba é conhecido no meio intelectual como o “guru dos pais modernos”. Por isso saber o que pensa o Dr. Içami Tiba sobre educação, amor, felicidade, limites, disciplina e drogas certamente é uma experiência que muito irá contribuir a formação moral e educacional dos jovens.

Médico, psicoterapeuta, consultor familiar e educador, ele é o autor do livro mais vendido de 2003, “Quem ama, educa!”, da Editora Gente, que já está na 114ª edição. Pela obra, Içami Tiba ganhou o Duplo Disco de Platina da Editora Gente por ter atingido a fantástica marca de meio milhão de exemplares vendidos. O prêmio foi entregue pelo secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, escolhido o “Educador do Ano 2004” pela Academia Brasileira de Educação.

De 1989 até hoje, já são 14 os livros publicados, quatro deles adotados pelo Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. O especialista classifica suas obras de “sementes que o destino leva por caminhos que o próprio autor desconhece e, quando encontram mentes férteis, germinam e geram novos e diferentes frutos". Aos que indagam se os seus livros são de auto-ajuda, ele diz que a bíblia é o maior de todos os livros de auto-ajuda.

CURRÍCULO DR. IÇAMI TIBA

· Médico pela Faculdade de Medicina da USP

· Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da FMUSP.

· Professor-Supervisor de Psicodrama de Adolescentes pela Federação Brasileira de Psicodrama.

· Membro da Equipe Técnica da Associação Parceria Contra Drogas - APCD

· Membro Eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy

· Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho “Via de Acesso”

· Professor de diversos cursos e workshops no Brasil e no Exterior

· Freqüentes participações em televisão e rádio

· Mais de 3.000 palestras proferidas para empresas nacionais e multinacionais, escolas, associações, condomínios, instituições, etc.,no Brasil e no Exterior.

· Mais de 72 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias, em Clínica Particular.

· Criou a Teoria Integração Relacional, na qual se baseiam suas consultas, workshops, palestras, livros e vídeos.

· Dr. Içami Tiba foi o autor brasileiro que mais livros vendeu no ano de 2.003, segundo a Revista Veja.

· Tem 15 livros publicados. Entre eles:

1. Quem ama, educa! 114ª. Ed

2. Disciplina, Limite na Medida Certa, 56ª. Edição

3. Anjos Caídos – 23ª. Edição

4. Seja Feliz, meu filho! 19ª. Edição

5. Adolescência, o despertar do sexo, 15ª. Edição

6. Abaixo a irritação 15ª. Edição

7. Amor, Felicidade & Cia, 7ª. Edição

8. O(A) Executivo(a) & sua Família, 6ª. Edição

9. Ensinar aprendendo 14ª. Edição

10. Obrigado, minha esposa, 2ª. Edição

11. Homem-cobra Mulher-polvo, 2ª Edição

Tem 4 livros adotados pelo MEC – Secretaria de Estado de Educação – Governo do Estado de S.Paulo – Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio: são os números: 1; 2; 4 e 9.

Ao todo, tem mais de 850 mil livros vendidos, estando o seu mais recente livro Quem Ama, Educa! em todas as listas dos livros mais vendidos em todo o Brasil. Foi o livro campeão absoluto de vendas de 2003 segundo a Revista Veja. Esta sendo editado em Portugal (Editora Pergaminho), Espanha e Itália (Editora Nova Itália).

Tem 12 vídeos educativos produzidos em 2001, em parceria com a Loyola Multimídia:

1.Adolescência

2.Sexualidade na Adolescência

3.Drogas

4.Amizade

5.Violência

6.Educação na Infância

7.Relação Pais e Filhos

8.Disciplina e Educação

9.Ensinar e Aprender

10. Rebeldia e Onipotência Juvenil

11. Escolha Profissional e Capacitação para a Vida

12. Integração e Alfabetização Relacional, cujas vendas atingem mais de 11.000 cópias.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359741/visualizar/