Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 08:06
Por: Laíce Souza

    Imprimir


Os governos federal e estadual estão implantando restaurantes populares em várias cidades do país. Para este ano, somente em verba federal, existe a possibilidade de serem implantadas 55 unidades, mas somente em cidades com mais de 100mil habitantes. Infelizmente, Tangará da Serra não será beneficiada, mas existe uma indicação na Câmara de Vereadores para a construção de um restaurante popular, mantido pelo poder público municipal em parceria com empresas privadas.

Conforme a indicação do ex-vereador Paulo Fróio, o restaurante iria garantir a alimentação de pessoas que estariam passando fome no município.

Segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município, ela não garante que a obra seja executada pela administração municipal, mas abre as portas para que no Orçamento do Município, para 2005, seja garantido recurso para a sua construção, implantação e manutenção.

Nos restaurantes populares já implantados no país, as pessoas compram uma refeição por apenas R$ 1,00, um valor simbólico, que, segundo os idealizadores desse projeto, é uma forma de oferecer alimentos de qualidade à população garantindo assim a manutenção de sua dignidade.

Para o cidadão Antonio Alves da Silva, 57 anos, a idéia dos restaurantes populares é muito boa. "Caso tiver em Tangará, eu com toda a certeza iria comer lá. Porque é uma forma de se comer bem, sem gastar muito. Eu iria economizar nas despesas de casa, já que ganho pouco", explicou Antonio, contando que a opção de se ter uma alimentação mais barata ajudaria na hora no orçamento doméstico no final do mês.

Segundo o prefeito Júlio César Ladeia, não existe atualmente um projeto para a implantação do restaurante, mas, em contrapartida, será implantado o projeto "Prato Solidário". Júlio César informou que serão beneficiadas nesse projeto famílias que realmente são necessitadas, com uma refeição totalmente gratuita.

O prefeito informou ainda que serão de quatro a cinco pontos de distribuição das refeições na cidade. Para a implantação do projeto, o prefeito disse que estão apenas esperando os estudos sobre a logística da distribuição, já que as refeições serão feitas na cozinha da Secretaria de Assistência Social.

Na capital do estado, existe um restaurante popular em pleno funcionamento, que é mantido por uma empresa privada, juntamente com a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Cidadania. Em média, 300 refeições são servidas ao preço de R$ 1,00. O restaurante funciona em um prédio anexo a Prosol e atende a população de baixo poder aquisitivo.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359811/visualizar/