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Internacional
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 08:03

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Cervejarias no Japão estão fazendo mais dinheiro produzindo bebidas com sabor de cerveja do que fabricando a própria cerveja.

Cerveja e bebidas com alto teor alcoólico pagam pesados impostos no país, levando as cervejarias a pensar em alternativas.

A fase ruim da economia japonesa ajudou a impulsionar a tendência, já que os consumidores estão procurando por bebidas mais baratas.

De acordo com a cervejaria Asahi, o mercado para as bebidas "do tipo cerveja" deve crescer 84% neste ano.

Mais lucros

A Asahi está prevendo que seus lucros aumentem 50% em 2005, quando vai lançar uma bebida feita de peptídeo de soja, em vez de malte.

Mas apesar de um lucro recorde em 2004, de US$ 291 milhões, 31,8% a mais do que no ano anterior, a Asahi está chegando atrasada a este mercado.

Sua principal rival, a Sapporo, já está estabelecida com a bebida "tipo cerveja" Draft One.

Já a Suntory está indo bem com outra bebida, que combina happoshu - uma cerveja barata alternativa, feita de malte e água do mar - e shochu, um destilado derivado de batata doce ou cevada.

A Kirin, a quarta cerveja no mercado, vai lançar sua própria versão em abril.




Fonte: BBC Brasil

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