Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 07:42

    Imprimir


Uma expedição com duas equipes formadas por agrônomos e técnicos percorrerá os principais pólos agrícolas do Brasil para avaliar as condições da safra brasileira de grãos em 2005. A segunda edição do Rally da Safra, com largada no próximo dia 21 e com encerramento em 15 de abril, levantará informações importantes sobre as culturas de soja, milho, arroz, feijão e algodão e sobre a infra-estrutura para o escoamento da produção.

As equipes chegam a Mato Grosso no próximo dia 22, quando percorrem o trecho Brasília (DF) a Sapezal (MT), até o dia 4 de março. A porta de entrada no Estado será o município de Alto Garças, Pedra Preta, Rondonópolis, Cuiabá, Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio e por fim, Sapezal.

A expedição percorrerá cerca de 20 mil quilômetros, passando por 50 pólos de produção divididos entre os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal.

Serão realizados 87 visitas a produtores rurais e 21 eventos noturnos nas principais regiões agrícolas, com palestras sobre as perspectivas do mercado de grãos em 2005. A expectativa é de que mais de 5 mil produtores rurais participem dos eventos.

Os dados levantados durante o Rally serão finalizados logo após o encerramento e apresentados em três momentos diferentes: durante o Agrishow de Rondonópolis no dia 19 de abril; na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília, no dia 26 de abril; e no Agrishow de Ribeirão Preto, no dia 19 de maio.

Nesta edição do Rally da Safra, foram traçadas quatro rotas, percorridas por duas equipes em duas etapas - Campo Grande (MS) a Rio Grande (RS); Brasília (DF) a Sapezal (MT); Cuiabá (MT) a Petrolina (PE); e São Paulo (SP) a Barreiras (BA). O roteiro foi pensado de tal forma que as equipes possam explorar os principais pólos nacionais e regionais de produção de grãos, evitando repetir as propriedades visitadas no ano passado.

As equipes dedicarão de um a três dias da viagem para cada pólo selecionado. "Das 87 propriedades visitadas este ano, apenas quatro foram pesquisadas na primeira edição. Nosso objetivo é abranger todas as regiões importantes do País, respeitando o calendário agrícola de cada uma", explica o engenheiro agrônomo, André Pessô, sócio-diretor da Agroconsult.

Nas visitas aos produtores, a equipe do Rally levantará informações como incidência de chuvas, sanidade da lavoura, uso ou não de transgênicos, expectativa de produção, área plantada, plantio de safrinha, tipo de adubação, etc. As informações sobre o Rally podem ser acompanhadas no site www.rallydasafra.com.br (Com assessoria)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359824/visualizar/