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Faltam placas em frente às escolas de Cuiabá
Com o início do ano letivo um problema volta as ruas da Capital. A maioria das escolas de Cuiabá não tem faixas de pedestres ou placas sinalizando que mais a frente há uma escola. As escolas que mais sofrem no dia-a-dia com o risco de acidentes pela falta de sinalização são as que ficam em bairros periféricos da cidade.
Uma das unidades visitadas pela reportagem, a André Avelino, no bairro CPA, não tem nenhum tipo de sinalização nas proximidades. Já na escola Ana Maria do Couto, também no CPA, a única sinalização encontrada é uma faixa de pedestre que há muito tempo precisa passar por uma pintura. Muitos que por ali andam quase nem percebem que ela existe.
Em contraponto, em frente ao Colégio Coração de Jesus, no Centro de Cuiabá, há um ampla sinalização informando a todos que ali trafegam que existe alunos saindo de uma escola. Em toda a Capital a situação é a mesma, enquanto nas escolas centrais a sinalização é ampla e bem visível, nas da periferia a situação é preocupante.
De acordo com o assessor de imprensa do Detran/MT, Adão de Oliveira, o Estado, ao recolher os impostos relativos aos carros, repassa parte do dinheiro para o município investir na melhoria do trânsito como a construção de quebra-molas, implantação de semáforos, placas de sinalização vertical e horizontal, além de pintura de faixa de pedestres.
O Detran, segundo o assessor, fica responsável pela parte de treinamento e capacitação dos funcionários da prefeitura, como também da orientação e educação da população no trânsito, com campanhas educativas e preventivas.
A secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTU), Carmem Regina Resende, disse saber do problema e que a secretaria já está elaborando um projeto emergencial para resolvê-lo. O projeto classificou, em uma primeira etapa, 11 escolas consideradas em região de risco, quer dizer, unidades que estão em locais onde o tráfego de veículos, alunos e pedestres é intenso.
A primeira escola que deverá receber as novas mudanças nas suas proximidades será a Vitorino Monteiro, no CPA. Segundo a secretária, avenidas como Fernando Corrêa da Costa e a Miguel Sutil, ganharão quebra-molas e uma série de sinalização indicando que no local há uma escola e que o motorista precisa de mais atenção ainda. "Nós sabemos que o problema também está fora da área central e esta é uma das nossas preocupações também", afirmou a secretária adjunta.
Outro problema que deve ser enfrentado é a conscientização de alunos e demais pedestres de que também precisam respeitar a sinalização.
Uma das unidades visitadas pela reportagem, a André Avelino, no bairro CPA, não tem nenhum tipo de sinalização nas proximidades. Já na escola Ana Maria do Couto, também no CPA, a única sinalização encontrada é uma faixa de pedestre que há muito tempo precisa passar por uma pintura. Muitos que por ali andam quase nem percebem que ela existe.
Em contraponto, em frente ao Colégio Coração de Jesus, no Centro de Cuiabá, há um ampla sinalização informando a todos que ali trafegam que existe alunos saindo de uma escola. Em toda a Capital a situação é a mesma, enquanto nas escolas centrais a sinalização é ampla e bem visível, nas da periferia a situação é preocupante.
De acordo com o assessor de imprensa do Detran/MT, Adão de Oliveira, o Estado, ao recolher os impostos relativos aos carros, repassa parte do dinheiro para o município investir na melhoria do trânsito como a construção de quebra-molas, implantação de semáforos, placas de sinalização vertical e horizontal, além de pintura de faixa de pedestres.
O Detran, segundo o assessor, fica responsável pela parte de treinamento e capacitação dos funcionários da prefeitura, como também da orientação e educação da população no trânsito, com campanhas educativas e preventivas.
A secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTU), Carmem Regina Resende, disse saber do problema e que a secretaria já está elaborando um projeto emergencial para resolvê-lo. O projeto classificou, em uma primeira etapa, 11 escolas consideradas em região de risco, quer dizer, unidades que estão em locais onde o tráfego de veículos, alunos e pedestres é intenso.
A primeira escola que deverá receber as novas mudanças nas suas proximidades será a Vitorino Monteiro, no CPA. Segundo a secretária, avenidas como Fernando Corrêa da Costa e a Miguel Sutil, ganharão quebra-molas e uma série de sinalização indicando que no local há uma escola e que o motorista precisa de mais atenção ainda. "Nós sabemos que o problema também está fora da área central e esta é uma das nossas preocupações também", afirmou a secretária adjunta.
Outro problema que deve ser enfrentado é a conscientização de alunos e demais pedestres de que também precisam respeitar a sinalização.
Fonte:
A Gazeta
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359848/visualizar/
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