Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 15 de Fevereiro de 2005 às 20:07

    Imprimir


Nações Unidas - A rede terrorista Al-Qaeda continua decidida a levar a cabo sua campanha de destruição, e haverá uma escalada ainda maior no nível de brutalidade dos ataques, informa a equipe da ONU encarregada de acompanhar a aplicação de sanções contra a organização. Ataques patrocinados pelas Al-Qaeda e armas de destruição em massa são as maiores ameaças que confrontam o mundo, diz relatório divulgado hoje.

Os terroristas liderados por Osama bin Laden continuam interessados em adquirir armas químicas, biológicas, nucleares ou radiológicas, e é apenas "uma questão de tempo" até que um atentado bem-sucedido ocorra, de acordo com o texto. "Nosso maior temor é que os terroristas se apossem dos meios para provocar um ataque em massa", disse Richard Barrett, coordenador da equipe nas Nações Unidas.

Ele acrescenta que é improvável que a Al-Qaeda tenha acesso a uma arma de destruição em massa completa, mas sim a componentes desse tipo de equipamento, como material tóxico ou radioativo.

O Taleban também continua a ser uma ameaça ao Afeganistão, diz o relatório. "A equipe não vê nenhuma diminuição na disposição da Al-Qaeda, do Taleban e de seus associados em continuar com a campanha de terror. A equipe vê a Al-Qaeda continuar a espalhar sua mensagem em todas as partes do mundo, e uma escalada maior na brutalidade dos ataques", afirma o relatório.

De acordo com Barrett, a Al-Qaeda está usando o conflito no Iraque para reforçar sua posição, "promovendo-se e recrutando pessoas".





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359927/visualizar/