Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 15 de Fevereiro de 2005 às 17:24

    Imprimir


Bagdá - A disputa pelo cargo de primeiro-ministro do Iraque ficou mais apertada depois que o atual ministro da Fazenda, Adel Abdul Mahdi, retirou seu nome. A saída de Mahdi deixa a coligação xiita Aliança Iraque Unido, que conquistou a maioria dos votos na eleição de janeiro, com dois candidatos: o vice-presidente Ibrahim al-Jaafari e Ahmad Chalabi, que já foi o preferido dos EUA para governar o Iraque mas caiu em desgraça com os americanos, que o acusaram de fornecer informações falsas ao Pentágono e de espionar para o Irã.

O partido do atual primeiro-ministro, Ayad Allawi, ficou em terceiro na eleição, e seu futuro político é incerto, já que a Aliança parece determinada a ocupar o cargo de premier com um de seus nomes. O Partido Islâmico Dawa, de Al-Jaafari, vem promovendo seu nome como candidato da coligação, mas um porta-voz do Conselho Político Xiita, grupo que congrega 38 partidos xiitas, disse que a maioria agora quer Chalabi.

"Chalabi não queria se apresentar, mas sob pressão da maioria da Aliança, decidiu se apresentar", disse o porta-voz. representantes da coligação foram à cidade sagrada de Najaf para discutir a escolha de um premier com a cúpula religiosa xiita. Um assessor do grão-aiatolá Ali al-Sistani disse que "até o momento, delegações... vieram a Najaf e partiram sem chegar a qualquer acordo". As conversações devem prosseguir.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359973/visualizar/