Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Fevereiro de 2005 às 06:57
Por: Mauricio Azevedo

    Imprimir


A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) adquiriu 36 Kits Tático Operacional (KTO), armas não-letais e de efeito moral, usados pela Polícia Militar na captura de criminosos em fuga e por parte dos agentes penitenciários no controle de brigas em presídios. Conforme a Sejusp, devido às constantes rebeliões, serão realizados treinamentos para que todos os agentes penitenciários de Mato Grosso portem o material.

Cada Kit contém, entre outras armas não-letais, três tipos de sprays de pimenta, uma pistola lançadora de balas de borracha e um cacetete, que também é utilizado como lançador de gás lacrimogêneo.

Os equipamentos comprados da empresa Condor, com sede no Rio de Janeiro, custaram R$ 670 mil. A mesma empresa vai fornecer também a munição utilizada nos sprays e na pistola.

Segundo o representante da empresa em Cuiabá, Oscar Alves, o kit é fabricado nos Estados Unidos e é largamente utilizado pelos órgãos de segurança dos países europeus. No Brasil, o uso do kit é controlado pelo Exército e as empresas fabricantes de munição instaladas no país são fiscalizadas pela Polícia Federal.

A Sejusp pode adquirir ainda pistolas, chamadas Taser, com fios de cobre de 15 metros de comprimento para conduzir uma carga de energia elétrica e paralisar o alvo. Alves garante que o choque apenas imobiliza o alvo, sem deixar sequelas.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360123/visualizar/