Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Fevereiro de 2005 às 06:55
Por: Patricia Neves

    Imprimir


A enfermeira Evineide Albuquerque Albuês foi detida sob acusação de prática ilegal da medicina (por ter prescrevido uma receita médica) e prestou depoimento na manhã de ontem à Delegacia de Estelionato Defraudações e Falsificações. Evineide, que é formada há 17 anos, integra o Programa Saúde da Família (PSF) e atua no bairro Jardim Vitória.

A Polícia Civil recebeu a denúncia do Conselho Regional de Medicina (CRM) e foi in loco saber o que estava acontecendo.

A enfermeira havia prescrito que uma criança de 3 anos deveria tomar vermífugo e uma vitamina. A receita onde constava um carimbo com a matrícula junto ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) foi apreendida.

Entretanto, na delegacia, a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rita Cristina Martins Borges, informou que existe uma regulamentação do Ministério da Saúde que prevê o acompanhamento de casos crônicos por enfermeiros. Ela explicou que a garotinha de 3 anos já havia sido atendida pelo médico responsável pelo posto de saúde e que Evineide estava dando continuidade ao tratamento. A enfermeira estaria repetindo a determinação do médico e não clinicando.

O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Alberto Magalhães, disse que já existem 10 denúncias contra enfermeiros que estariam clinicando.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360125/visualizar/