Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 14 de Fevereiro de 2005 às 23:15
Por: Alessandra Bastos

    Imprimir


Brasília - Desde o dia 27 de janeiro, circula na internet um abaixo-assinado pela legalização do aborto no país. A manifestação faz parte de uma campanha da organização não-governamental Católicas pelo Direito de Decidir, lançada no mesmo dia.

A campanha defende o direito da mulher sobre o próprio corpo, decidindo se deve manter ou interromper a gravidez, e de ser atendida pelos hospitais públicos, independentemente das causas do aborto.

Além do abaixo-assinado, a campanha prevê a realização de oficinas sobre a situação do aborto no país e distribuição de material informativo sobre o assunto. Os kits contêm histórias em quadrinhos, vídeo e CD para rádios e uma cartilha.

De acordo com a ONG, pesquisas indicam que no Brasil são realizados anualmente mais de 750 mil abortos em condições inseguras, o que pode levar, inclusive à morte das mulheres.

"Complicações acarretadas por abortos clandestinos são a quarta causa de mortalidade materna no Brasil e cerca de 250 mil mulheres são internadas por ano no Sistema Único de Saúde (SUS) por complicações de abortos", diz nota divulgada pela ONG.

Outra reivindicação da campanha é que a população tenha acesso à educação sexual, aos métodos anticoncepcionais e a mulher possa escolher se quer ter filhos ou não. Segundo a promotora da campanha, ainda não houve nenhuma contagem das assinaturas colhidas.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360169/visualizar/