Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Fevereiro de 2005 às 22:07
Por: Alana Gandra

    Imprimir


Rio - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou hoje que a grande discussão que deve ser feita no Brasil não é sobre a necessidade de subir ou não subir a taxa de juros, que "é uma discussão técnica". Segundo o ministro, o que deve ser discutido é por que a taxa básica de juros é alta e o que o país precisa fazer, a longo prazo, para baixá-la.

Meirelles lembrou que, no Brasil, todos querem que os juros baixem. Essa é a discussão intrigante, disse ele, porque "o fato é que país está crescendo, a inflação está mostrando a dinâmica que tem. Portanto, o fato concreto é que a política monetária do Banco Central tem provado ser adequada para o país".

Sem adiantar detalhes sobre a reunião que o Comitê de Política Monetária (Copom) realiza nesta semana, Meirelles ressaltou que "todo o trabalho que está sendo feito no Brasil, toda essa diminuição de vulnerabilidade em conseqüência de diminuição de risco, é que vai fazer com que as taxas de juros tenham uma trajetória cadente".

Ele ressaltou que as taxas de juros sobem e descem em qualquer país, numa reação às expectativas dos bancos centrais sobre o comportamento futuro de preços. "Olhando as atas do Copom, o que se vê é que o Banco Central tem reagido como os órgãos congêneres do mundo à questão da dinâmica inflacionária e às previsões em relação à inflação", disse Meirelles.

O presidente do Banco Central encerrou o seminário Cenários da Economia Brasileira e Mundial em 2005, promovido pelo Centro de Economia Mundial da Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e as Organizações Globo.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360185/visualizar/