Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Fevereiro de 2005 às 19:30
Por: MAURÍLIO MEDERIX

    Imprimir


A Oficina Única do Estado, ligada à Secretaria de Estado de Administração, vai oferecer toda a sua estrutura e mecânicos especializados para oferecer treinamento em mecânica para jovens que já foram internos do Centro Sócio-Educativo, antigo Pomeri.

O projeto Mão na Graxa é uma parceria entre a Secretaria de Administração (Sad), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) que pretendem com este convênio, criar condições para que os adolescentes possam competir no mercado de trabalho.

Segundo o secretário, Geraldo de Vitto Jr, este convênio demonstra, mais uma vez, a preocupação da administração estadual com a inclusão social em Mato Grosso. “A Oficina Única tem toda estrutura para oferecer um treinamento de qualidade e proporcionar a esses jovens um conhecimento técnico para que eles possam ser integrados ao mercado de trabalho”, afirmou o secretário.

O treinamento está previsto para começar no dia 21.02. O projeto será realizado em duas etapas. Em cada delas serão selecionados 25 jovens a partir de 18 anos que deverão passar por entrevistas com psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, de maneira que possa ser identificado o perfil condizente com o projeto.

De acordo com o assessor de Projetos Estratégicos da Setec, Carlos Caetano, é importante salientar que os adolescentes terão vários aspectos de sua vida envolvidos durante o processo. “Serão realizadas visitas domiciliares e só serão selecionados aqueles jovens que estiverem freqüentando regularmente a escola”, explicou Caetano. Outro ponto importante é a vocação do futuro aprendiz: é necessário um mínimo de habilidade ou pelo menos a intenção de aprender a lidar com a mecânica de automóveis.

O proprietário da empresa AR. Campos que presta serviço na Oficina Única, Cássio Campos, garante que os adolescentes serão orientados por mecânicos especializados em diversas áreas que ainda precisam profissionais capacitados no mercado de trabalho. “As instruções sobre borracharia, injeção eletrônica, alinhamento, balanceamento, freio, suspensão, motor, câmbio, funilaria serão dadas por mecânicos especializados”, afirmou Campos.

Além da oportunidade de qualificação, os jovens que se destacarem, tiverem 2º grau completo e conhecimento em informática, terão treinamento específico na área de perícia.

Durante todo o treinamento, os jovens receberão vale-bolsa no valor de meio salário mínimo, além do vale-transporte, lanche, uniforme e seguro contra acidentes durante os seis meses correspondentes a cada etapa do projeto.

EMPREGO – A mão-de-obra já qualificada será aproveitada na própria Oficina Única que têm interesse em contratar os jovens que forem treinados. Os demais serão encaminhados ao mercado de trabalho com o auxílio da Setec que fará o cadastramento no Sistema Nacional de Empregos (Sine) e viabilizará sua inserção dos jovens no programa Primeiro Emprego do Governo Federal.





Fonte: Assessoria/Sad-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360221/visualizar/