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Maggi propõe a criação de fundo para Infra-Estrutura
Santa Cruz de la Sierra, Bolívia – O governador Blairo Maggi propôs, no domingo (13.02), em Santa Cruz de la Sierra, a criação de um fundo para garantir a pavimentação da rodovia ligando os Municípios de San Matias a Santa Cruz. Durante palestra para empresários e autoridades bolivianas, Maggi reiterou seu apoio para consolidar a proposta que mudará o perfil econômico do Oeste boliviano.
Pela proposta, assinalou Maggi, os recursos seriam oriundos de um percentual das receitas obtidas pelo Governo boliviano com a venda de gás para o Brasil. Seria uma espécie de compensação para as regiões produtoras e/ou por onde passa o Gasoduto Brasil-Bolívia, a título de royalties, como acontece com os Municípios brasileiros que produzem petróleo.
"Temos que fazer gestões políticas. Esta é uma das sugestões que vocês podem estudar, em princípio, porque é uma alternativa viável e que não implica em desembolso financeiro e que permite ao Governo evitar captações internacionais para o término da rodovia", disse Maggi.
Segundo o governador, a proposta deve ser pelos empresários e autoridades, uma vez que o País detém imensa reserva de gás natural. "Vai da vontade do Governo boliviano e brasileiro de aceitar uma proposta essa", frisou Maggi. "Falta ambição e ousadia tanto dos empresários e políticas, tanto do Brasil quanto da Bolívia, para intensificar ações que visam à integração sul-americana".
A principio, citou o prefeito de Santa Cruz de la Sierra, Jaime Eduardo paz Rea, seriam necessários cerca de US$ 350 milhões para asfaltar um trecho de aproximadamente 500 quilômetros.
Jaime informou que autoridades políticas dos Departamentos de Santa Cruz e San Inácio estudam a possibilidade de se destinar um percentual da venda do gás para obras de infra-estrutura. "Todavia, temos ainda que mudar a lei do hidrocarboneto (a lei do gás) e destinar cerca de 10% dos 11% que hoje são transferidos para os Municípios", informou.
Pela proposta, assinalou Maggi, os recursos seriam oriundos de um percentual das receitas obtidas pelo Governo boliviano com a venda de gás para o Brasil. Seria uma espécie de compensação para as regiões produtoras e/ou por onde passa o Gasoduto Brasil-Bolívia, a título de royalties, como acontece com os Municípios brasileiros que produzem petróleo.
"Temos que fazer gestões políticas. Esta é uma das sugestões que vocês podem estudar, em princípio, porque é uma alternativa viável e que não implica em desembolso financeiro e que permite ao Governo evitar captações internacionais para o término da rodovia", disse Maggi.
Segundo o governador, a proposta deve ser pelos empresários e autoridades, uma vez que o País detém imensa reserva de gás natural. "Vai da vontade do Governo boliviano e brasileiro de aceitar uma proposta essa", frisou Maggi. "Falta ambição e ousadia tanto dos empresários e políticas, tanto do Brasil quanto da Bolívia, para intensificar ações que visam à integração sul-americana".
A principio, citou o prefeito de Santa Cruz de la Sierra, Jaime Eduardo paz Rea, seriam necessários cerca de US$ 350 milhões para asfaltar um trecho de aproximadamente 500 quilômetros.
Jaime informou que autoridades políticas dos Departamentos de Santa Cruz e San Inácio estudam a possibilidade de se destinar um percentual da venda do gás para obras de infra-estrutura. "Todavia, temos ainda que mudar a lei do hidrocarboneto (a lei do gás) e destinar cerca de 10% dos 11% que hoje são transferidos para os Municípios", informou.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360345/visualizar/
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