Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 13 de Fevereiro de 2005 às 13:24
Por: Fabiana Batista

    Imprimir


As apreensões de produtos vencidos ou deteriorados em supermercados se deve à falta de um acompanhamento mais de perto das seções de perecíveis, na avaliação do presidente da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Altair Magalhães. Ele explica que geralmente os estabelecimentos de menor porte não têm controle efetivo da retirada de perecíveis. "Cada item tem seu prazo de retirada da gôndola. "Iorgutes, por exemplo, saem da área de venda 2 dias antes do vencimento".

Magalhães pondera que quando a validade de um produto vence, a indústria recolhe e o substitui. "Não há perda ao supermercado", acrescenta. Sobre reclamações feitas por consumidores a estabelecimentos de grande porte, o presidente da Asmat reforça que a raiz do problema pode estar no manuseio do perecível ou na estocagem.

A coordenadora de Vigilância Sanitária de Cuiabá, Silvana Maria Ribeiro, concorda com Magalhães. "O problema mais comum se refere ao armazenamento. Geralmente a temperatura não está adequada à necessidade do produto. Ás vezes, a queda de energia e defeitos no equipamento influenciam".

A cada 60 dias, a Asmat convida todos os mil empresários do Estado a participarem de cursos gratuitos contra a perda de alimentos. "Nem todos comparecem".(FB)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360523/visualizar/