MEC abre novo prazo para inscrição ao ProUni
Para ajudar o aluno, o governo colocou à disposição a possibilidade dele poder se inscrever també no FIES (Financiamento Estudantil), como forma de complementar o pagamento do restante da mensalidade.
Além disso, o MEC vai dar ênfase à divulgação entre os alunos negros e índios. Do total de vagas que faltam preencher, 12.786 são destinadas a esse público. O ministro da Educação,Tarso Genro, disse que 60% das vagas para afro-descendentes já foram preenchidas. Foram mais de 360 mil inscrições. Apesar de muitos estudantes não terem obtido a nota mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo não pretende abaixar a nota.
"Por enquanto não estamos pensando em mudar a nota de corte, nós temos que ter responsabilidade em relação ao ensino superior", afirmou. "Esse programa não é um programa populista, nem um programa assistencialista. É um programa de inclusão educacional que já alcançou um ponto ótimo. Nós queremos um ponto ótimo mais um plus", acrescentou.
Quem estiver cursando ensino superior também pode concorrer a uma vaga no Prouni. Além disso, o aluno pode refazer o Enem se quiser tentar obter uma nota mais alta para as próximas edições do programa.
O Prouni oferece quase 112 mil vagas para alunos carentes em instituições superior de ensino privado. Para concorrer o estudante deve ter cursado o ensino médio em escola pública e ter feito o Enem. O candidato deve comprovar renda per capita de até um salário mínimo e meio por mês, para concorrer às bolsas integrais, e de até três salários mínimos para bolsas parciais.
As inscrições devem ser feitas pela internet no endereço www.mec.gov.br/prouni.
Comentários