Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 07 de Janeiro de 2005 às 16:04
Por: AP

    Imprimir


Washington - O presidente dos EUA, George W. Bush, manifestou otimismo com a eleição iraquiana, prevista para 30 de janeiro, dizendo que será "uma experiência de incrível esperança", a despeito da violência e das dúvidas quanto à capacidade da votação em levar estabilidade e democracia ao país árabe.

"Sei que é difícil, mas é difícil por um motivo", disse Bush, afirmando que um "pequeno número" de rebeldes tenta impedir as eleições porque teme a liberdade. O presidente reconhece problemas de segurança em quatro das 18 províncias iraquianas.

"Este é um grande momento para o povo iraquiano", disse Bush a jornalistas. Ele fez essas declarações depois que uma bomba de beira de estrada matou sete soldados americanos a noroeste de Bagdá, e dois fuzileiros navais foram mortos em outra parte do país.

O presidente discordou de uma avaliação feita por Brent Scowcroft, ex-presidente do Comitê de Assessoramento em Inteligência Estrangeira da presidência americana e que serviu como conselheiro de Segurança Nacional no governo do primeiro presidente Bush, pai do atual. Para Scowcroft, a eleição no Iraque "tem o grande potencial de aprofundar o conflito", aumentando a divisão entre xiitas e sunitas.

"É bem o contrário", reagiu o presidente. "De repente, uma vida nova está sendo introduzida no Iraque".




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360671/visualizar/