­
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 14 de Novembro de 2012 às 08:38
Por: Jacques Gosch

    Imprimir


  Os 18 vereadores de 1º mandato na Câmara de Cuiabá se uniram num bloco paralelo contra a reeleição de Júlio Pinheiro (PTB) à presidência do Legislativo. O grupo também quer impedir que Adevair Cabral (PDT) ocupe o cargo no biênio 2013/2014. Entendem que, juntos, têm força suficiente para emplacar uma chapa vitoriosa, por isso, fazem reuniões, realizadas todas as terças, para “afinar” os discursos e chegar a um consenso.

 

  O vereador eleito Onofre Júnior (PSB) pondera que João Emanuel (PSD), que é cotado para a presidência da Câmara, por ter sido o mais votado em 7 de outubro, não é o nome de consenso do grupo. Segundo ele, a tendência é que a “Chapa dos Novatos” apresente um candidato alinhado ao prefeito eleito Mauro Mendes (PSB). “Os caciques da política como José Riva, o governador Silval Barbosa e o prefeito sempre influenciam na composição da Mesa Diretora. Certamente, Mauro Mendes quer um presidente do seu grupo político”, pontua.

  Segundo Onofre, todos os vereadores eleitos para o 1º mandato estão participando da reunião. A única exceção é João Emanuel, que está em viajem aos Estados Unidos. “Nos conversamos por telefone. Ele se juntará ao grupo assim que retornar para Cuiabá”, revelou.

  Onofre ainda disse que o grupo não vetou a participação de nenhum vereador reeleito na chapa que começa a ser formada. O acordo, no entanto, estabelece que os cargos mais importantes como presidente e 1º secretário sejam ocupados recém eleitos. “Os eleitores votaram pela renovação da Câmara. Não queremos deixar de reproduzir aquilo que as urnas disseram no dia 7 de outubro”, justificou.

   Para Onofre, a tarefa de dirigir a Mesa Diretora da Câmara, após os desgastes sofridos na atual legislatura, é um grande desafio. Na sua opinião, os episódios da concessão da Sanecap, aprovação da bilhetagem eletrônica e a subserviência aos prefeitos Wilson Santos e Chico Galindo causaram repulsa na população. “Só Deus sabe o tamanho do escorpião que tem atrás daquela mesa”, provocou.

  Caso a articulação não prospere, conforme Onofre Júnior, a tendência é que o grupo dos novatos acabe apoiando o pedetista Advair Cabral. “A política é dinâmica. Até o dia da eleição para a Mesa Diretora muita coisa pode mudar”, concluiu.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/36074/visualizar/
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp