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PROCON de Tangará registra 4.832 procedimentos durante 2004
A Unidade do PROCON – Órgão de Defesa do Consumidor de Tangará da Serra, teve um ano bastante positivo. O ano de 2004 foi marcado por várias atividades educativas, como palestras e campanhas. Além disso, foram efetuados 4.832 orientações, atendimentos, fiscalizações e ações.
Para se ter idéia, durante o ano passado, a Superintendência de Defesa do Consumidor (PROCON), Cuiabá, abriu 4.690 processos contra empresas que lesaram de alguma forma o consumidor. Deste total, 49% dos processos são fundamentados – 94% foram resolvidos e 6% multados. Dos restantes, 27% estão em andamento, 13% não tinham fundamento e 11% foram arquivados pela ausência do reclamante.
Segundo o coordenador do PROCON, Márcio de Oliveira Lopes, em Tangará da Serra foram registrados 253 processos, totalizando 253 audiências. “90% foram resolvidos. Os demais encaminhados para o Poder Judiciário. Isso significa que tivemos bastante êxito nas atuações”, afirmou, lamentando que poderia ser melhor se não fosse o número reduzido de recursos humanos e financeiros. Das reclamações existentes em que o consumidor se sentiu lesado, conforme Márcio de Oliveira, quem encabeça a lista de reclamações é a telefonia móvel; em segundo lugar a telefonia fixa e em terceiro vem os títulos de capitalização, em quarto o golpe das listas telefônicas, em quinto a empresa Vivo e as demais reclamações giram em torno dos eletro-eletrônicos. “Para 2005 queremos continuar ampliando as campanhas e as orientações a serem destinadas à sociedade. A cada dia o consumidor está mais consciente e exigente. Mas ainda não é o bastante para que esteja fora do alcance do ato lesivo aos direitos dos consumidores”, explicou. O início do ano também já está recheado de reclamações, e já nesses primeiros dias de 2005 a telefonia móvel continua liderando. “As vendas de final do ano foram excelentes, mas a nossa preocupação é porque se preocuparam muito com as ofertas e esqueceram da qualidade do produto. Por isso, gera tantas reclamações”, finalizou Márcio.
Para se ter idéia, durante o ano passado, a Superintendência de Defesa do Consumidor (PROCON), Cuiabá, abriu 4.690 processos contra empresas que lesaram de alguma forma o consumidor. Deste total, 49% dos processos são fundamentados – 94% foram resolvidos e 6% multados. Dos restantes, 27% estão em andamento, 13% não tinham fundamento e 11% foram arquivados pela ausência do reclamante.
Segundo o coordenador do PROCON, Márcio de Oliveira Lopes, em Tangará da Serra foram registrados 253 processos, totalizando 253 audiências. “90% foram resolvidos. Os demais encaminhados para o Poder Judiciário. Isso significa que tivemos bastante êxito nas atuações”, afirmou, lamentando que poderia ser melhor se não fosse o número reduzido de recursos humanos e financeiros. Das reclamações existentes em que o consumidor se sentiu lesado, conforme Márcio de Oliveira, quem encabeça a lista de reclamações é a telefonia móvel; em segundo lugar a telefonia fixa e em terceiro vem os títulos de capitalização, em quarto o golpe das listas telefônicas, em quinto a empresa Vivo e as demais reclamações giram em torno dos eletro-eletrônicos. “Para 2005 queremos continuar ampliando as campanhas e as orientações a serem destinadas à sociedade. A cada dia o consumidor está mais consciente e exigente. Mas ainda não é o bastante para que esteja fora do alcance do ato lesivo aos direitos dos consumidores”, explicou. O início do ano também já está recheado de reclamações, e já nesses primeiros dias de 2005 a telefonia móvel continua liderando. “As vendas de final do ano foram excelentes, mas a nossa preocupação é porque se preocuparam muito com as ofertas e esqueceram da qualidade do produto. Por isso, gera tantas reclamações”, finalizou Márcio.
Fonte:
Diário da Serra
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360838/visualizar/
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