Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 06 de Janeiro de 2005 às 15:34

    Imprimir


Um aposentado inventou uma bola de futebol com eixos ocos que oferece menos resistência ao ar e alcança uma distância maior.

Para o invento, o aposentado pegou uma bola de plástico vazia, fez quatro furos, inseriu tubos de borracha no seu interior e voltou a enchê-la.

O pai da invenção já patenteada, Francisco Ortiz, explicou que o ar que penetra pelos tubos "procura" os buracos e a bola "viaja em seu próprio eixo quando se chuta sem efeito", o que comprovou com um sistema de setas desenhadas na superfície da bola.

"Mais precisão, melhor quique e mais facilidade na hora de pôr direção" na bola completam a lista de vantagens do experimento de Ortiz e seu filho, afirmou o inventor, que disse que a invenção "é aplicável a uma bola com as dimensões, peso e material de uma de futebol oficial."

Uma ligação une os dois tubos no centro da bola, detalhou o inventor, admitindo que o protótipo é "um pouco rústico", embora seja válido para demonstrar sua teoria de que sua bola oferece menos resistência ao vento e alcança assim uma distância maior.

Os quatro buracos da bola - de cinco milímetros de diâmetro cada um - são tapados por uma tela metálica, semelhante à de um mosquiteiro. A tela não machuca quando entra em contato com a cabeça, por exemplo, e seu pequeno tamanho impede que objetos entupam seus furos.

Ortiz admitiu que o protótipo pode ser melhorado com uma comunicação mais eficientes entre os tubos e um aumento da pressão da bola.

Não é a primeira vez que Ortiz, de 58 anos, ganha fama por causa de uma invenção para o futebol.

"Já saí na televisão quando construí um gol com um plano inclinado para baixo atrás da linha, o que evitaria os 'gols fantasma'", disse Ortiz, que alega ter inventado também um spray para o árbitro marcar o posicionamento da barreira nas cobranças de falta, semelhante ao que já é usado no Brasil.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360971/visualizar/