Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 06 de Janeiro de 2005 às 15:00

    Imprimir


O secretário de Estado americano, Colin Powell, disse nesta quinta-feira que por enquanto seu país não aumentará os recursos destinados aos países atingidos pelo terremoto asiático, e anunciou a dissolução do grupo que Washington liderava para coordenar a ajuda humanitária e a cessão desta função à ONU.

"É prudente ser cuidadoso com os números", disse Powell em entrevista coletiva depois do encerramento da conferência extraordinária sobre o terremoto da Ásia, realizada hoje em Jacarta.

No entanto, o secretário de Estado disse que "sabemos perfeitamente que a verdadeira dimensão da tragédia continua e que poderia ser necessária uma maior contribuição".

Os Estados Unidos destinaram 350 milhões de dólares em ajuda humanitária, e tem mobilizado o porta-aviões Abraham Lincoln, com cinco navios de apoio e doze helicópteros, para dirigir a ajuda em Sumatra, a região mais devastada pelo maremoto de 26 de dezembro.

Powell, que viajou ontem para a devastada província de Aceh em Sumatra, e onde reconheceu ter ficado impressionado com a destruição, disse hoje que seu país vai suspender o embargo militar sobre a Indonésia imposto em 1999.

A partir de agora, o governo de Jacarta poderá adquirir armas e outros materiais militares dos EUA, o que a Indonésia buscava há tempo mas que Washington resistia em ceder.

A Casa Branca impôs o embargo depois da onda de mortes e destruição protagonizada pelo exército indonésio e pelas milícias por Jacarta no Timor Leste, em represália por causa dos resultados independentistas do referendo de agosto de 1999.

Por outro lado, Powell anunciou a dissolução do grupo de países que os Estados Unidos lideravam para coordenar a ajuda humanitária ao dizer na cúpula de Jacarta que a ONU realizará esta tarefa.

Todos os presentes à conferência sobre o maremoto asiático aplaudiram esta iniciativa em sua declaração final.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360982/visualizar/