Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 18:20

    Imprimir


Viena - O Irã concordou em permitir que inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), vinculada à ONU, tenham acesso a uma base militar que, segundo os Estados Unidos, faz parte de um programa clandestino de produção de armas nucleares. Segundo a AIEA, os primeiros inspetores poderão chegar ao local dentro de poucos dias.

Em entrevista concedida à Associated Press, o chefe da AIEA, Mohamed ElBaradei, criticou os supostos grampos colocados pelo governo americano em suas conversas telefônicas, dizendo que atitudes assim prejudicam a capacidade da agência em agir de forma independente.

Fazendo declarações que provavelmente irritarão os americanos, ElBaradei sugeriu ainda que já é hora de interromper o foco mantido nos últimos dois anos e meio sobre o Irã, país acusado pelos EUA de buscar um arsenal nuclear.

A AIEA vem pressionando há meses o Irã para que autorize a inspeção no complexo militar Parchin, usado para a produção e pesquisa de munição, mísseis e explosivos. ElBaradei disse hoje que seus inspetores poderão estar em Parchin dentro de "dias ou semanas".




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361223/visualizar/