Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Janeiro de 2005 às 09:56
Por: Fabiana Batista

    Imprimir


Mato Grosso é o Estado brasileiro com maior número de abalos sísmicos e também o que teve o tremor de terra mais intenso da história do país.

As constatações são do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) e mostram que somente de 1998 até agora o Estado registrou 30 abalos de terra com magnitudes entre 3 e 4 pontos na escala Richter (nível fraco).

O último foi registrado em Barão de Melgaço (128 km Cuiabá) no dia 25 de dezembro de 2004, o que levanta a hipótese de ter sido influência do evento que atingiu a Ásia e a Índia no mesmo dia. Mas outros municípios mato-grossenses, como Rondonópolis, também já foram atingidos. No entanto, foi em Porto dos Gaúchos (625 km a noroeste de Cuiabá) a ocorrência do terremoto brasileiro de maior magnitude. Foi em janeiro de 1955 e alcançou 6,5 pontos na escala Richter.

Para se ter uma idéia da intensidade, um abalo de 5 pontos já é considerado causador de estragos consideráveis. No entanto, não houve consequências na localidade mato-grossense que não era nem habitada na década de 50, conforme pondera o pesquisador do Observatório Sismológico, Vasile Marza. Segundo ele, nessa região do Estado existe um rebaixamento da crosta terrestre, também chamada de zona de fraqueza, uma espécie de falha geológica na litosfera, camada mais superficial da terra.

Por conta dessa característica, Porto dos Gaúchos é citado no relatório da UnB como uma das cidades de maior ocorrência de abalos no país. A última delas com magnitude superior a 5 pontos na escala Richter foi em 1998 (5,2).

No ano de 2000, outros dois abalos seguidos atingiram o Estado: em março e maio. Foram em Poconé e apresentaram 3,4 e 3,3 pontos na escala Richter.

"São micro abalos. Causam pequenos prejuízos como objetos quebrados. Mas não chegam a afetar a estrutura de prédios em bom estado de construção", explica o pesquisador do Observatório, Vasile Marza.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361660/visualizar/