Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 03 de Janeiro de 2005 às 23:16

    Imprimir


Havana - Cuba informou hoje que restabeleceu contatos com nações européias, incluindo França, Alemanha e Grã-Bretanha, em uma tentativa de normalizar as relações depois de quase dois anos de congelamento.

O chanceler cubano, Felipe Perez Roque, disse que a decisão foi tomada depois que uma comissão da UE recomendou que os seus Estados membros parassem de convidar dissidentes cubanos para festejar seus dias nacionais em suas embaixadas de Havana.

"Depois desse pronunciamento, Cuba tomou a decisão de restabelecer contatos formais com um grupo de países da União Européia", disse Roque à imprensa. O chanceler afirmou que autoridades cubanas deverão se encontrar imediatamente com embaixadores de oito países europeus: França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Áustria, Grécia, Portugal e Suécia.

As relações entre Cuba e países europeus esfriaram depois que o governo de Havana prendeu vários opositores ao regime comunista em março de 2002, levando 75 deles à prisão. A UE ficou especialmente revoltada com a execução de três homens que seqüestraram um ferry para levá-lo aos Estados Unidos.




Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361715/visualizar/