Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 03 de Janeiro de 2005 às 14:48

    Imprimir


O ministro turco de Assuntos Exteriores, Abdulah Gul, partiu nesta segunda-feira rumo a Israel com a intenção de revitalizar as abatidas relações entre os dois países e debater o processo de paz no Oriente Médio.

"Existe uma nova atmosfera em torno do processo de paz no Oriente Médio. E este novo clima pode trazer resultados positivos. A Turquia pode cooperar neste sentido", declarou Gul aos jornalistas minutos antes de partir.

O chefe da diplomacia turca viaja para Israel e os territórios palestinos acompanhado de uma ampla delegação que inclui vários empresários.

"A visita é realizada pouco antes das eleições presidenciais palestinas do próximo dia 9. A Turquia oferece apoio moral e espiritual. Nosso desejo é que seja um processo democrático, transparente e totalmente bem-sucedido", disse Gul.

"Os palestinos serão muito mais fortes em relação à paz no Oriente Médio depois desta consulta", aventurou.

Gul chega hoje mesmo a Jerusalém e se reúne amanhã com o presidente israelense, Moshe Katzav, o primeiro-ministro, Ariel Sharon, além do líder trabalhista, Shimon Peres.

Apesar do objetivo declarado por Gul, a imprensa turca insiste hoje em que uma das principais metas da delegação é começar a reparar as relações entre ambos os países, prejudicadas depois dos eventos do último ano.

Em 2004, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, criticou Israel com dureza pelo assassinato do xeque Ahmed Yassin, líder histórico do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), ação considerou um "erro".

Pouco depois, descreveu como "terrorismo de Estado" os ataques israelenses contra os campos de refugiados palestinos.

A tensão disparou quando a Turquia convocou seu embaixador em Israel a consultas em protesto pelas operações militares contra povoados palestinos.

Com a visita, a Turquia pretende demonstrar que suas relações com Israel se sustentam sobre bases sólidas, sugerem hoje quase todos os grandes jornais turcos.

Durante sua visita aos territórios palestinos, Gul prevê visitar o túmulo do recentemente falecido Yasser Arafat, em Ramala, antes de reunir-se com o presidente provisório da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Rauhi Fattouh.

Além disso, encontrará com o primeiro-ministro, Ahmed Qorei (Abu Alá), e com Mahmoud Abbas (Abu Mazen), líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e candidato eleitoral do Fatah nas eleições presidenciais do próximo domingo.

"Espero que a visita nos ajude a favorecer nossas relações com os palestinos e israelenses e a revitalizar o processo de paz no Oriente Médio", ressaltou hoje Gul antes de partir.

O chefe da diplomacia turca evitou, no entanto, responder a pergunta sobre se levava uma mensagem da Síria e se limitou a ressaltar que seu país deseja que tanto Damasco como Beirute "se somem ao processo de paz".

Na próxima quinta-feira, depois de sua visita a Israel e aos territórios palestinos, Gul viajará à Jordânia para participar da reunião do Iraque com seus países vizinhos.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361862/visualizar/