Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 31 de Dezembro de 2004 às 10:08

    Imprimir


O exército israelense criou uma comissão especial para reconsiderar a efetividade de sua política de demolição de casas palestinas, tanto as efetuadas como represálias como aquelas que respondem a "necessidades táticas".

A comissão especial foi designada pelo chefe do Estado Maior do exército, o general Moshé Yaalon, informa nesta sexta-feira a edição eletrônica do jornal Haaretz.

Israel costuma praticar essa política desde 2002, segundo ano da Intifada de Al-Aqsa, e o faz como elemento dissuasório contra suicidas e milicianos, ou dentro do que considera "necessidades táticas" para proteger os assentamentos judaicos e base militares nos territórios ocupados.

O primeiro caso diz respeito sobretudo à Cisjordânia, de onde procede a maioria dos suicidas e milicianos que lançam ataques em território israelense e em estradas, e consiste em um castigo coletivo à família a fim de dissuadir possíveis atacantes.

Só entre o verão de 2002, quando Israel instaurou os castigos coletivos, e o verão de 2004, o exército demoliu na Cisjordânia ao redor de 270 casas familiares de palestinos, mas analistas m




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362163/visualizar/