Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 31 de Dezembro de 2004 às 08:20

    Imprimir


Ano Novo, festas, queima de fogos, simpatias, promessas e previsões. Quem nunca comeu lentilha ou uva na ceia de Ano Novo? E os famosos pulinhos na hora da virada? Esses rituais acontecem no mundo inteiro e têm significados super-interessantes. Por trás deles, está uma certeza antiga: através desses gestos cuja origem se perde no tempo, a gente vira parceiro do destino – ou de Deus – e ajuda as coisas boas a acontecerem. Mas nada adianta se a pessoa não tiver fé e acreditar que de fato tudo vai dar certo.

A queima de fogos no final do ano será vista amanhã, pela maioria dos ocidentais, como um espetáculo meramente pictórico, alegre e comemorativo. Sua origem, porém, é bem diversa. Historicamente, era usado para afastar os maus espíritos, através do som alto, estridente e da luz ofuscante. Ainda hoje, diversos países como a Letônia, Chile e El Salvador mantêm viva esta tradição, usando os fogos de artifício com sentido purificador.

Mas as comemorações de Ano Novo ganharam força na maioria dos países há 500 anos. Até o século 16, a maior parte da Europa regeu-se pelo calendário juliano, pelo qual o evento era celebrado em 25 de março. Entretanto, com a adoção do calendário gregoriano em 1582, a Igreja consolidou o festejo no dia 1º de janeiro.

No Brasil a principal comemoração do Reveillon aconteceu na Praia de Copacabana – Rio de Janeiro, um dos principais cartões postais do país, e que há anos promove o maior e mais tradicional show do ano com queima de fogos e show pirotécnico na praia, proporcionando um espetáculo inesquecível aos cariocas e visitantes, quase todas vestidos de branco, vindos dos quatro cantos do mundo, para despedirem-se do ano que está indo e brindarem a chegada de um novo ano.

O local para passar a virada do ano não importa, pode ser em casas noturnas, na praça pública ou mesmo em família, o mais interessante é comemorar esta data com saúde, felicidade e acima de tudo com muita paz.

Mas, para quem deseja uma festa maior tem a opção de entrar o ano novo ao som da Banda Mano Joe e Rogério (ex-tribos), no Reveillon da Zapp Music Hall. Os três ambientes da casa de show estarão abertos ao público, na pista principal o público se divertirá ao som de dance; no ambiente dois terá músicas românticas e no ambiente três predominará o pop rock com as duas bandas, inclusive haverá a tradicional queima de fogos.

Há também a opção de passar também na Praça dos Pioneiros, que volta a ser palco de uma grande festa. Isso é o que promete os organizadores, com o show da virada aberto a todo público, animado pela Banda Dimensão. Trata-se do último evento do ano do Show de Bairros da Rádio Pioneira. O show da virada também faz parte das atividades alusivas à cerimônia de posse do Prefeito eleito. Haverá também uma grande queima de fogos para brindar o novo ano. “Já o segundo Reveillon do Armazém Show será com som mecânico, com a ´Noite do DVD´, que terá telão, onde passará shows de Calcinha Preta e Calypson.

Finalizando, aos nossos leitores agradecemos pela companhia ao longo deste 2004 e que neste novo ano possamos continuar caminhando juntos com muita paz, saúde e sucesso a todos nós. Feliz e Próspero 2005!




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362195/visualizar/