Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 27 de Dezembro de 2004 às 08:44

    Imprimir


O centro de alerta para tsunamis do Pacífico, que fica nos Estados Unidos, detectou o terremoto na costa da Indonésia e tentou, sem êxito, avisar as autoridades na Ásia de que uma muralha de água estava se aproximando. Os funcionários do local disseram que não conseguiram alertar os países porque "não tinham idéia" de quem poderiam contatar, já que não existe um sistema de alerta para o Oceano Índico.

Países atingidos não têm sistema de alerta

Sismólogos na Austrália disseram que a falta desse sistema de alerta para tsunamis (ondas gigantescas) no Índico poderia ter contribuído para a dimensão da catástrofe causada pelo maremoto na região.

Pesquisadores nos Estados Unidos insistiram que muitas vidas poderiam ter sido salvas.

Pacífico

Uma rede de monitoramento com base no Havaí tem dado avisos antecipados em toda a área do Oceano Pacífico há meio século, disse o correspondente da BBC em Sydney, Phil Mercer. O sistema internacional de alerta no Pacífico realiza monitoramentos constantes em busca de sinais da ocorrência de um tremor sob o mar.

O aviso da possibilidade de inundações é passado rapidamente para áreas costeiras e ilhas de baixo relevo para que planos de emergência sejam implementados.

Phil Cummins, um sismólogo da Geoscience Australia, uma organização de pesquisa financiada pelo governo, disse que um sistema semelhante no Oceano Índico poderia dar um tempo valioso para que as áreas atingidas se preparassem para a catástrofe. Sistemas desse tipo são caros e exigem grande cooperação entre países vizinhos.

A área em volta da ilha de Sumatra (próximo de onde ocorreu o tremor, na Indonésia) é conhecida por sua atividade sismológica, embora historicamente os terremotos na região tenham sido menos danosos do que aqueles no Oceano Pacífico.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362321/visualizar/