Troca de presentes e promoções prometem manter shoppings lotados
Na madrugada da véspera de Natal, o MorumbiShopping, na capital paulista, esteve lotado. Muitas pessoas não conseguiram sequer estacionar os carros. De acordo com a rádio CBN, o shopping Anália Franco também teve 90% das lojas abertas. Das 22h de quinta até às 4h da madrugada de sexta, cerca de 115 mil pessoas passaram pelo local.
No Rio, a direção do BarraShopping, na Barra da Tijuca, esperava que passassem por lá 250 mil pessoas entre as últimas quinta e sexta. Segundo sua assessoria, passaram pelo local 300 mil pessoas.
Com filas nas portas de diversas lojas, o volume de vendas do shopping foi superior em mais de 20% em relação ao Natal do ano passado.
Procon orienta como trocar presentes
Para garantir a troca de um produto por motivo de tamanho, cor ou modelo, o consumidor deve exigir, antes de tudo, que conste na nota fiscal ou recibo de compra eventuais restrições como dia da semana em que a troca poderá ser efetuada, prazo, condições da embalagem etc. A dica é da Fundação Procon-SP para as trocas de presentes das festas de final de ano.
No caso de o produto apresentar algum problema que impossibilite sua utilização, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor ou assistência técnica autorizada para solucionar a questão.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando um produto ou serviço apresentar vício aparente (de fácil constatação), o prazo para reclamar é de até 90 dias, se o bem for durável, ou de 30 dias, em caso de não durável, informa o Procon através de nota enviada à imprensa.
O fornecedor terá, então, 30 dias para solucionar a questão. Se o problema não for resolvido nesse período, o consumidor poderá escolher entre a troca do produto por outro em perfeitas condições de uso, o desconto proporcional do preço, ou a devolução da quantia paga, monetariamente atualizada.
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