Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Domingo - 26 de Dezembro de 2004 às 08:06

    Imprimir


O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, afirma que a política de inclusão digital de sua pasta é a maior do país. Ao fazer um balanço das ações do ministério ao programa Nbr Manhã do canal a cabo da Radiobrás, Eunício disse que o esforço de garantir o acesso da população a computadores está sintonizado com a política de inclusão social do governo Lula.

"O Brasil ainda tem um contingente lamentável de pessoas analfabetas formais, mas tem um contingente enorme de analfabetos digitais. No Brasil, 92% das pessoas vêem televisão aberta, mas apenas 8% das pessoas têm um computador conectado à Internet em casa. Por isso, a importância da inclusão digital, a importância desse esforço enorme que o governo está fazendo para realizarmos a inclusão digital no Brasil e dar oportunidade de trabalho às pessoas", disse o ministro.

Segundo Eunício, os programas do ministérios atendem seis milhões de pessoas. "No ano passado, nós completamos a instalação de 3,2 mil pontos em regiões remotas do Brasil, com uma média de 12 computadores numa rede ligada a um ponto de acesso de Internet banda larga com 256 bytes. Com isso, nós fizemos com que as pessoas tivessem acesso prático, conhecimento e informações e acessassem aos sites do governo e a outros sites".

Além da instalação de pontos conectados à Internet, o ministro destaca mais dois programas de inclusão digital do governo. O CorreiosNet, que tem 60 shoppings filiados e atende a pequenas e microempresas para a realização de comércio eletrônico; e o programa Casa Brasil, que prevê a instalação de telecentros (espaços com computadores conectados à Internet disponíveis para a população), em todo o Brasil com recursos assegurados no orçamento do próximo ano e também por meio de convênios com estados e municípios. Em 2005, o governo também pretende instalar mais 1,2 mil pontos de Internet banda larga nas escolas e hospitais do Brasil.

"Na prática, nós estamos exercendo aquilo que precisamos exercer. Fazer com que esta questão de inclusão digital no Brasil se torne algo essencial dentro dos programas do governo e transborde isso com um resultado positivo de conhecimento para toda a sociedade brasileira", disse o ministro.

O ministro também destaca a proposta do governo de subsidiar a compra de computadores para famílias de baixa renda. "Na prática, o projeto de inclusão digital, além de outros projetos, prevê em 2005 o projeto do computador conectado, no qual as pessoas comprarão um computador e já receberão junto com ele, em uma prestação subsidiada no valor de no máximo R$ 50, que possibilitará a conexão à Internet de 20 horas mensal".




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362423/visualizar/