Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 25 de Dezembro de 2004 às 08:08

    Imprimir


O avanço da globalização pelo mundo deverá levar 12 países a tornarem-se estados americanos até 2050. Esta é a previsão do professor Thomas P. M. Barnett, ex-assessor do secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, e atual consultor do Pentágono.

Em entrevista à revista Época, o doutor em Ciências políticas pela Universidade de Harvard declarou que a globalização trará justiça e equilíbrio para sociedades de países isolados, levando ao fim da violência e do terrorismo. E como os EUA são "a união política e econômica mais antiga e bem-sucedida" do mundo, seria normal que outros países se juntassem aos seus idéias para criar um "novo e maior Estados Unidos".

"Economicamente, o México já é parte dos Estados Unidos. E, até 2050, um em cada três eleitores nos Estados Unidos será hispânico", afirma Barnett, prevendo que o vizinho pobre dos EUA deverá ser o primeiro a seguir a tendência.

Barnett também reforçou que a política do presidente Bush após os atentatos de 11 de setembro foram acertadas, mas que elas agora dependem da aceitação da opinião pública internacional para serem eficazes.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362505/visualizar/