Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 24 de Dezembro de 2004 às 15:53
Por: EFE

    Imprimir


O professor chinês Yang Chen-ning, de 82 anos e prêmio Nobel de Física em 1957, casou-se nesta sexta-feira no civil com uma estudante de 28 na cidade de Shantou, disse a agência oficial Xinhua.

O aclamado Yang e Weng Fan - que o vencedor do Nobel conheceu em 1995, quando ainda estava casado com sua primeira esposa - casaram-se no Escritório de Assuntos Civis de Shantou, cidade natal da noiva, na província de Cantão, sul da China.

Yang, que dá aulas na universidade de Qinghua, em Pequim, ficou viúvo em outubro de 2003 e retornou dois meses depois à China depois de ter passado a maior parte de sua vida nos EUA, onde realizou os estudos que lhe deram o Nobel.

As revistas de fofoca chinesas divulgaram o rumo de que Weng, que estuda Comércio Exterior, escreveu duas cartas de amor a diferentes cientistas chineses famosos internacionalmente, e escolheu se casar com aquele que respondeu.

Depois do casamento, que estava marcado para janeiro mas foi antecipado várias semanas, o casal pediu intimidade e não quis fazer declarações aos jornalistas.

Nascido na província de Anhui, no leste da China, Yang obteve uma bolsa em 1946 para estudar na Universidade de Chicago. Depois deobter a nacionalidade americana, ele permaneceu nos EUA até voltar à China, há um ano.

Em 1957, o cientista dividiu o Nobel de Física com seu colega Tsung Dao Lee por seu trabalho sobre a lei de conservação da paridade, princípio fundamental na Física nuclear.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362570/visualizar/