Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 24 de Dezembro de 2004 às 14:59
Por: Rafael Molina

    Imprimir


Depois de oito anos na oposição, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) voltou ao poder na Espanha em 2004 com José Luis Rodríguez Zapatero, que ganhou as eleições de 14 de março contra o conservador Partido Popular (PP), de José María Aznar.

"Hoje, os espanhóis se manifestaram e disseram que querem um governo de mudança", disse Zapatero ao saber de sua vitória por uma margem de cinco pontos percentuais sobre os conservadores, o que o proclamou vencedor ainda que com maioria relativa no Parlamento.

Para Zapatero, esta vitória teve uma importância especial porque foram suas primeiras eleições à frente de um partido que tinha enfrentado problemas internos e do qual vários setores questionavam sua liderança.

No entanto, a alegria socialista não foi plena, já que sua vitória aconteceu em meio aos problemas na Espanha devido aos atentados terroristas em Madri em março, que deixaram 192 pessoas mortas três dias antes das eleições.

Para o Partido Popular, esses três dias entre os atentados e as eleições foram decisivos para o triunfo socialista, pois condicionaram o voto dos cidadãos.

O próprio José María Aznar, ex-chefe de governo, defendeu, ante uma comissão de investigação no Parlamento sobre o 11 de março, a idéia de que os responsáveis pelos atentados tentaram "dar uma reviravolta" em eleições que os conservadores partiam como favoritos.

Muitas associações de cidadãos e os partidos políticos de esquerda consideram que os autores dos atentados - vários fundamentalistas islâmicos - quiseram punir o governo de Aznar por sua aliança com o dos Estados Unidos na guerra do Iraque.

Apenas 24 horas após assumir o cargo, a primeira decisão política adotada por Zapatero foi ordenar a retirada das tropas espanholas mobilizadas em território iraquiano.

Segundo o próprio Zapatero, essa medida respondeu a um compromisso eleitoral dos socialistas e significou um esfriamento das relações com o governo de Washington, com o qual o novo Executivo socialista viveu alguns desencontros desde então.

Dentro desta reorientação da política externa, o novo presidente do Executivo promoveu uma aproximação com seus vizinhos e sócios da União Européia (UE), especialmente a França e a Alemanha, sem se esquecer das relações com a América Latina.

Quanto à política interna, o novo governo deu ênfase em assuntos de cunho social. Entre as medidas adotadas, destaca-se a aprovação de uma lei para lutar contra a violência às mulheres e a promoção da igualdade entre os sexos em todos os âmbitos.

E o primeiro a dar o exemplo neste tema foi o próprio Zapatero, que decidiu configurar um Executivo com o mesmo número de homens e mulheres e nomear María Teresa Fernández de la Vega como primeira vice-presidente, o que a transformou na primeira mulher a assumir este cargo na História do país.

A futura equiparação legal dos casamentos homossexuais aos heterossexuais e a agilização dos trâmites de divórcio são outras das iniciativas defendidas pelo novo Executivo e que provocaram mais polêmica entre os setores conservadores, que viram nelas um ataque à instituição da família.

Outro desafio que o novo Executivo enfrentará a curto prazo será o início de um novo processo de regularização de imigrantes, que beneficiará principalmente cidadãos indocumentados procedentes da América Latina.

O governo socialista também promoveu uma aproximação com os partidos nacionalistas do País Basco e da Catalunha, tentando buscar eventuais apoios parlamentares para suas medidas legislativas.

Segundo o PP, essas "alianças" conjunturais sempre têm contrapartidas negativas para o Estado e são "mais uma mostra da fraqueza" governamental ante a chantagem política dessas formações.

Zapatero tem outros três anos para demonstrar que a fama de negociador não é uma forma de encobrir a falta de resolução e carisma atribuída por seus opositores.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362582/visualizar/