Alfândega marroquina apreende 7 toneladas de maconha no porto
A droga foi descoberta no porto de Casablanca na segunda-feira, em 418 latas de um total de 2.646 que estavam em três congêneres. "Os contêineres chegaram tarde, pouco antes de a carga ser embarcada. Foi isso que aumentou a nossa desconfiança", disse o oficial, que pediu para não ser identificado.
A maior apreensão de resina de maconha já realizada em Marrocos foi de 19 toneladas e aconteceu no porto de Tangier, norte do país, há cerca de quatro anos, segundo o oficial.
Em outubro, a polícia apreendeu 39 toneladas de plantas de maconha, depois que o governo prometeu intensificar a guerra contra o tráfico de drogas em meio a temores de ligações com o terrorismo, que se intensificaram após os ataques a Madri, em março.
A fiscalização rigorosa nos portos ao norte do país, vistos como a principal porta de saída para a produção local da droga, tem levado os traficantes a procurar outras rotas, como Casablanca e Agadir, pouco acostumados a combater esse tipo de delito.
Acredita-se que cerca de dois terços da maconha consumida na Europa seja originária da região de Rif, norte de Marrocos, onde a droga é uma importante fonte de renda para a população.
Os produtores, no entanto, ficam com menos de 3 por cento dos aproximadamente 12 bilhões de euros gerados todos os anos com as vendas na Europa.
Comentários