Antarctica reassume 3ª posição entre as cervejas
O movimento marca mais um capítulo da guerra entre as fabricantes AmBev e Schincariol, iniciado no final de 2003, com uma campanha agressiva de marketing desta última, o que fez a Nova Schin subir para terceiro lugar, com uma fatia de mercado de 13,4%.
Para a gerente de marketing da Antarctica, Andréa Fernandes, a recuperação da marca mostrou o sucesso da campanha "A BOA" lançada em novembro de 2003, quando a Antarctica tinha 8,7% do mercado de cervejas. "Tivemos um crescimento de 20% em doze meses, a maior evolução do setor no ano", comemora.
Para Marcello Serpa, diretor de criação da Almapp, agência que coordenou a campanha, o consumidor respondeu ao apelo publicitário que explora a qualidade da Antarctica, se contrapondo à proposta da Nova Schin (Experimenta). "A marca tinha o reconhecimento do público, mas não movia à compra", diz.
A campanha, em que a AmBev não revela quanto gastou dos R$ 370 milhões com publicidade em 2004, contou com patrocínios a eventos como o Ceará Music, a criação do clube B.O.A. (Bebedores Oficiais de Antarctica) e uma parceria com a revista "Playboy", na edição em que exibiu o ensaio fotográfico da atriz Juliana Paes, uma dos garotos-propaganda da marca.
"Um dos objetivos foi a fidelização dos consumidores", afirma Andrea, ao contar que o site criado para reunir amantes da marca (www.soudaboa.com.br) já tem 40 mil pessoas cadastradas. A campanha entra na segunda etapa na próxima semana, com a venda de camisetas com o brasão "BOA" por meio do site (R$ 35 cada) e do lançamento de uma edição especial da cerveja, com 50 milhões de latas, com referência à campanha.
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