Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Dezembro de 2004 às 12:04
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


A Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) inseriu mais de 18 mil pessoas no mercado de trabalho. Os dados são do Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão coordenado pela Secretaria em Mato Grosso, que já superou a meta estipulada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no que se refere a colocações de trabalhadores no mercado de trabalho. Estes dados são do período de janeiro a 10 de dezembro de 2004.

Comparando com o ano de 2003, o crescimento do número de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho pelo Sine quase dobrou. Durante todo o ano de 2003, a Setec atingiu o número de 9,8 mil colocações.

Com relação a setores da atividade econômica, a Indústria de Transformação lidera o ranking com 5.137 colocados no mercado de trabalho, seguido pelo setor de Serviços, com 3.505, e em terceiro aparece o Comércio, com 3.150 pessoas empregadas.

O Sine também atingiu a meta de vagas disponibilizadas pelos empregadores. No total foram 41.017 mil vagas ofertadas. "Estamos visitando in loco os empresários e conscientizando-os da importância de estarem contratando seus funcionários por meio do Sine", afirmou a superintendente do Sine, Ivone Rosset, que destacou também as vantagens de contratar o trabalhador pelo órgão.

“Nós temos processo seletivo, psicóloga a disposição e também temos profissionais habilitados na linguagem dos sinais (Libras) para atender aos portadores de necessidades auditivas”, listou Ivone Rosset.

De acordo com o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego da Setec, José Rodrigues, no comparativo do número de trabalhadores colocados em uma vaga de emprego com o número de vagas captadas pelo Sine e colocadas à disposição do trabalhador, observa-se a carência de mão-de-obra qualificada em Mato Grosso. “Sobram vagas no Sine, mas faltam trabalhadores habilitados. Tem uma empresa, por exemplo, que está há mais de quatro meses à espera de um técnico em edificações e não encontra o trabalhador com o perfil adequado”, frisou Rodrigues.

A secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, reforça as palavras do adjunto e complementa dizendo que a Setec direciona os cursos de qualificação ofertados à população de acordo com esta análise do mercado. “Temos buscado atender ao mercado, por isso acompanhamos as vagas que sobram no Sine e procuramos realizar o curso em consonância com esta demanda. Um bom exemplo é o curso de garçom, de empregadas domésticas, de operadores de máquinas e implementos agrícolas e tantos outros que já realizamos”, disse Terezinha Maggi.

Com relação aos atendimentos, os números surpreendem. Em 2004, o Sine realizou 353.094 pessoas. Isso contando todos os serviços ofertados pelo órgão, como, por exemplo, emissão de carteira de trabalho, encaminhamento a uma vaga de emprego, cadastramento do trabalhador, cadastramento do empregador, seguro desemprego e outras atividades.

PORTAL DO EMPREGO - Para obter mais informações sobre cursos de qualificação, intermediação de mão-de-obra, como tirar a carteira de trabalho, requerimento ao seguro desemprego, acesso ao painel de vagas do dia e vagas para portadores de necessidades especiais, o trabalhador pode discar 616-0066, telefone este instalado para facilitar e melhorar o atendimento ao trabalhador, em parceria com a empresa Número Certo.

Além do 616-0066, o trabalhador ou o empregador pode obter informações sobre o Sine pelo 0800 647 4400. Todos os serviços são gratuitos.

Em Mato Grosso, o Sine está instalado em 15 municípios: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363071/visualizar/