Repórter News - reporternews.com.br
Em 10 anos, vendas do comércio dobraram
Um estudo da Serasa inédito sobre o desempenho do comércio de 1994 até setembro último revela que o crédito concedido pelo comércio a seus clientes aumentou 13,2% em termos reais de janeiro a setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2003. É a maior expansão desde 2000. Outro dado apurado é que, de 1994 a setembro último, as vendas do comércio mais que dobraram.
A análise foi feita a partir dos balanços de cerca de 36 mil empresas de pequeno, médio e grande portes, da indústria, do comércio e do setor de serviços. Desse total, as empresas do comércio somam 14 mil, entre companhias fechadas e de capital aberto.
O estudo aponta ainda que o crédito concedido por um número maior de empresas, que inclui, além do comércio, companhias prestadoras de serviços e indústrias, cresceu 2,8%, em termos reais, de janeiro a setembro deste ano, ante o mesmo período de 2003.
Entre 1994 e setembro deste ano, o crédito das lojas concedido a clientes triplicou e o faturamento dessas companhias dobrou (102,4%). Já a expansão das vendas e do crédito das empresas em geral cresceu num ritmo bem menor, na faixa de 70% nesse período, inferior ao registrado pela média das companhias comerciais.
"O crédito é a mola do comércio. Isso explica por que o faturamento do setor teve uma expansão bem superior à verificada nos demais", observa o analista de Crédito da Serasa e responsável pelo estudo, Marcio Ferreira Torres.
No mesmo período, por outro lado, o comércio expandiu 2,3 vezes mais os créditos concedidos aos seus clientes.
A análise foi feita a partir dos balanços de cerca de 36 mil empresas de pequeno, médio e grande portes, da indústria, do comércio e do setor de serviços. Desse total, as empresas do comércio somam 14 mil, entre companhias fechadas e de capital aberto.
O estudo aponta ainda que o crédito concedido por um número maior de empresas, que inclui, além do comércio, companhias prestadoras de serviços e indústrias, cresceu 2,8%, em termos reais, de janeiro a setembro deste ano, ante o mesmo período de 2003.
Entre 1994 e setembro deste ano, o crédito das lojas concedido a clientes triplicou e o faturamento dessas companhias dobrou (102,4%). Já a expansão das vendas e do crédito das empresas em geral cresceu num ritmo bem menor, na faixa de 70% nesse período, inferior ao registrado pela média das companhias comerciais.
"O crédito é a mola do comércio. Isso explica por que o faturamento do setor teve uma expansão bem superior à verificada nos demais", observa o analista de Crédito da Serasa e responsável pelo estudo, Marcio Ferreira Torres.
No mesmo período, por outro lado, o comércio expandiu 2,3 vezes mais os créditos concedidos aos seus clientes.
Fonte:
Invertia
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363258/visualizar/
Comentários